Portugueses Pelo Mundo – Nova York, EUA

Com 10 milhões de habitantes, Nova Iorque é a “capital do Mundo”, onde convergem todas as culturas que fazem desta cidade a mais internacional dos Estados Unidos da América.

Viajamos até à “cidade que nunca dorme”, para absorver a sua influência no que diz respeito ao comércio mundial, às finanças, à cultura, à moda e ao entretenimento. É impossível ir a Nova Iorque e ficar-se indiferente, por isso vamos conhecer os sítios mais emblemáticos que tão bem contrastam com o ritmo alucinante duma cidade que nunca dorme.

No topo Rockefeller Center encontramos Catarina Perestrelo de 29 anos, que chegou há dois anos e meio a Nova Iorque, onde está a montar a sua empresa que organiza viagens para os seus clientes numa perspectiva local.

Manuel Duarte, 34 anos, é comediante e vive em Nova Iorque há oito meses, mas é como se tivesse chegado a semana passada de Lisboa, pois os dias passam a correr.

Rita Barros tem 50 anos e está em Nova Iorque há trinta anos a trabalhar como fotógrafa. Desde 1984 vive no Hotel Chelsea, no mesmo apartamento onde foi escrito “2001, Odisseia no Espaço”.

Subimos para uma carruagem e recuamos para o tempo em que João Crisóstomo foi mordomo de Miss Jacqueline Kennedy Onassis. Hoje, com 65 anos, leva-nos a conhecer a Grand Central Station e outros pontos de interesse, onde encontra referências de Portugal.

No centro de East Harlem, o bairro latino de Manhattan vive a Catarina dos Santos de 33 anos. Veio do Barreiro para Nova Iorque há sete anos para estudar jazz e ficou. Actualmente é música e dá aulas de música para “levantar” a auto-estima de crianças com dificuldades sociais.

Dálio Calado é “oeirense” de gema, e como a morada é importante, Wall Street faz parte do seu código postal.

scroll to the top of the site