Emigrar para o Reino Unido: em terras de sua majestade

O Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar, sendo constituído por quatro regiões, a Inglaterra, o País de Gales e a Escócia (que formam a Grã-Bretanha) e a Irlanda do Norte.

Tem uma população aproximada de 62 milhões de habitantes, mas 80% da população é de origem inglesa, aproximadamente 10% é escocesa e a restante população é constituída por irlandeses do norte e galeses.

O Reino Unido está rodeado pelo Oceano Atlântico e pelo mar do Norte, dista aproximadamente 35 Km da costa noroeste da França, com a qual faz ligação através do canal da mancha. No que respeita ao clima é temperado, com ocorrência de grandes períodos de chuva durante todo o ano. A temperatura varia ao longo das estações, mas dificilmente atinge valores inferiores a 0 °C ou acima de 35°C.

O Reino Unido, país da revolução industrial é um dos mais importantes da UE, com base essencialmente no sector dos serviços, embora mantenha uma importante presença no sector da alta tecnologia.

CUIDADOS A TER

Apesar do mercado de trabalho não apresentar níveis de desemprego muito elevados a decisão de emigrar para o Reino Unido, deve ser bem ponderada e organizada com antecedência. É fundamental dominar os conceitos básicos da língua Inglesa. Não esquecer que no Reino Unido o trânsito circula em sentido inverso em relação ao trânsito de Portugal.

CUIDADOS DE SAÚDE

big-ben-emigrar-reino-unidoNão são necessários cuidados especiais de saúde, dado não serem conhecidas quaisquer epidemias específicas no Reino Unido.

O sistema de saúde no Reino Unido é descentralizado e cada região tem um sistema com financiamento público, juntamente com tratamentos alternativos, holísticos e complementares. Todos os cidadãos residentes no Reino Unido tem direito a saúde permanente e gratuita, mas cada serviço nacional de saúde tem políticas e prioridades diferentes, provocando alguns contrastes de região para região.

SEGURANÇA NO PAÍS

O Reino Unido é um país relativamente seguro e pacífico, mas não é de negligenciar as ameaças de terrorismo nacional e internacional, assim como não se devem excluir a ocorrência de ataques ou atentados contra civis. Como tal, deverão ser adoptadas precauções relativamente à eventualidade da ocorrência de tentativa de furto. Nos locais públicos, não devem abandonar sacos ou malas que transportem pois os mesmos serão recolhidos e destruídos pela polícia.

OBTENÇÃO DE VISTO

Não há necessidade de visto para cidadãos nacionais dos estados da UE, sendo que deverão identificar-se apenas com o Bilhete de Identidade ou Cartão do Cidadão. Não é preciso autorização de permanência até aos três meses. Para períodos mais prolongados ou procura de trabalho vigoram as normas comunitárias.

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

No Reino Unido o salário mínimo varia com a idade e é pago à hora por isso se tiver a escolaridade obrigatória feita e menos de 18 anos recebe aproximadamente 3,72 libras por hora, se tiver entre os 18 e 20 anos recebe 5,03 libras por hora, e finalmente para quem tiver mais de 22 anos recebe 6,31 libras por hora. O trabalhador não recebe ao mês mas sim por cada 4 semanas de trabalho e férias incluídas. (valores médios de 2014)

scroll to the top of the site