Emigrar para a Bélgica: um futuro na Gália Belga

Sede do Parlamento Europeu, da Nato, o melhor chocolate do mundo, diamantes, cerveja e o Tintim, são algumas das particularidades que definem o Reino da Bélgica, uma monarquia constitucional, com um parlamento democrata e uma população aproximada de 11 milhões de habitantes.

É membro fundador da União Europeia e situa-se na Europa ocidental, faz a ligação cultural entre a europa germânica e a europa latina. Faz fronteira a norte com a Holanda e o mar do norte, a leste com a Alemanha e o Luxemburgo e a sul e sudoeste com a França. Está dividida em três regiões, a região flamenga onde se fala holandês, a região da Valónia do Sul, onde falam francês e uma pequena comunidade no leste da Valónia que fala alemão.

A Bélgica tem um clima muito variado, influenciado pelas correntes do Oceano Atlântico, pois no litoral o clima é temperado marítimo, ameno e húmido e tem pouca precipitação, já no interior o clima é continental, com precipitação mais frequente, Invernos frios e Verões frescos.

CUIDADOS A TER

A decisão de emigrar para a Bélgica, como para qualquer outro país deve ser bem analisada e ponderada. É fundamental dominar, pelo menos os conceitos básicos de uma das línguas oficias da Bélgica, o ideal era mesmo dominar uma língua e saber os conceitos básicos de outra.

CUIDADOS DE SAÚDE

O sistema de saúde na Bélgica é universal e é financiado pelos descontos directos do ordenado do trabalhador. É assegurado por associações mutualistas ou pelas companhias de seguro e disponibilizado por hospitais públicos ou privados sem fins lucrativos. Mas estas associações mutualistas só cobrem entre 60% a 75% das despesas. O trabalhador deve também elaborar um seguro de saúde complementar para que cobra as restantes despesas de saúde.

SEGURANÇA NO PAÍS

A segurança é de um modo geral muito boa, mas é de salientar que nas grandes cidades a ocorrência de pequenos furtos realizados por carteiristas, é uma prática frequente, essencialmente nos locais de maior concentração de turistas e nos transportes públicos.

OBTENÇÃO DE VISTO

A Bélgica é um dos membros fundadores da UE, como tal, integra o Espaço Schengen, pelo que os cidadãos portugueses apenas necessitam de um documento de identificação como o bilhete de identidade ou cartão de cidadão para entrar e sair do território belga.

Para permanências com uma duração superior a 3 meses, todos os cidadãos da UE têm de pedir uma autorização de residência.

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

Na Bélgica o salário mínimo varia consoante a idade do trabalhador e de acordo com a experiência do mesmo. Por exemplo, um trabalhador com 21 anos ou mais, mas sem experiência recebe um salário mínimo de 1387,49 euros, mas se o mesmo trabalhador, com 21 ano e meio, tiver 6 meses de experiência já passa a receber 1424.31 euros. Para trabalhadores com 22 anos e 12 meses de experiência o ordenado é de 1440.67 euros, isto além de outros benefícios que o governo oferece aos trabalhadores, há medida que vão adquirindo mais experiência.

scroll to the top of the site