Emigrar para a República Checa: viagem ao centro da Europa

O país dos castelos, palácios, igrejas, mosteiros, cidades históricas, amantes de música clássica e com mais de uma dezena de monumentos classificados pela UNESCO como património da cultura, é a República Checa.

A República Checa, tem uma população aproximada de 10 milhões de habitantes, situa-se na Europa Central e faz fronteira, a norte com a Polónia, a leste com a Eslováquia, a sul com a Áustria e a oeste e norte com a Alemanha. O país é dividido em três grandes regiões: a Boémia, na parte ocidental que ocupa mais de metade da área; a Morávia, que se situa na região oriental e a Silésia, a norte da Morávia, entre a Morávia e a Polónia.

O clima da República Checa é um clima continental temperado, com Verões quentes e Invernos frios. Os meses de Inverno são os mais frios e com frequente queda de neve. Na primavera é frequente ocorrerem inundações, uma vez que a temperatura aumenta rapidamente, provocando o degelo. No Verão as temperaturas atingem, em média aos 25º C, podendo atingir máximos de 30º.

CUIDADOS A TER

A decisão de emigrar para a República Checa, tem de ser muito bem pensada e devem ser ponderados todos os pormenores com antecedência, porque na actual conjuntura europeia, a República Checa também já tem uma taxa de desemprego que ronda os 7% da sua população. É fundamental dominar, pelo menos os conceitos básicos da língua checa, porque poucos falam outra língua que não o checo.

CUIDADOS DE SAÚDE

O sistema de saúde na República Checa, como na maioria dos países da União Europeia é universal. As contribuições são retiradas directamente do salário em que o trabalhador paga 11% e a entidade empregadora paga 33%, os trabalhadores por conta própria pagam 28% do salário declarado.

SEGURANÇA NO PAÍS

A segurança é de um modo geral, satisfatória. No entanto, na capital e devido à presença de muitos turistas durante todo o ano, é frequente ocorrerem pequenos furtos realizados por carteiristas, essencialmente nos locais de maior concentração de turistas e nos transportes públicos.

É preciso ter especial cuidado para o caso de entrar no país com viatura própria, já que os automóveis com matrícula estrangeira podem ser mais susceptíveis de roubo.

OBTENÇÃO DO VISTO

A República Checa é um Estado-membro da UE e integra o Espaço Schengen, pelo que os cidadãos portugueses necessitam apenas de um documento de identificação, bilhete de identidade ou cartão de cidadão para entrar e sair do território.

Para permanências com duração superior a 30 dias, os cidadãos da UE têm de comunicar à Polícia de Estrangeiros e Fronteiras da sua área de residência. O não cumprimento desta obrigação poderá ser sancionado com coimas que podem ir até 3.000 coroas checas (cerca de 150€).

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

A República Checa tem um dos salários mínimos mais baixos da União Europeia, com um valor aproximado de 8000 coras checas, que equivale aproximadamente a 325 euros.

O horário semanal de trabalho oficial é de 48 horas semanais, mas a maioria dos trabalhadores não faz mais de 39 horas semanais, e os menores de 18 anos não podem fazer mais de 30 horas semanais.

scroll to the top of the site