Quatro dicas para conseguir um estágio no estrangeiro

Alguma vez pensou candidatar-se a um estágio no estrangeiro? Ofertas não faltam e é mais fácil do que possa pensar. Veja as nossas dicas.

E que tal fazer um estágio no estrangeiro? Alguma vez ponderou essa possibilidade?

Se é visitante assíduo dos sites e plataformas de emprego, certamente já deve ter “esbarrado” algumas vezes com ofertas de estágios internacionais. E se as descartou sempre por achar que não tem hipótese, saiba que está redondamente enganado. Mas para o ajudar a deixar de lado as inseguranças, deixamos algumas dicas para conseguir um estágio no estrangeiro.

Onde procurar?

O Programa INOV Contacto, os estágios da União Europeia, VidaEdu, Eurodyssée ou o Programa de Estágios Internacionais da AIESEC, são apenas alguns dos exemplos de entidades que oferecem (ou intermediam) estágios no estrangeiro.

Mas as possibilidades não se ficam por aqui. Se a sua ambição é contactar de perto com uma determinada empresa, não deixe de espreitar as páginas de recrutamento institucionais. As grandes empresas internacionais dispõem de programas de estágios específicos e não custa tentar aí a sua sorte.

Encontrar ofertas de estágios no estrangeiro não é difícil (como já deve ter reparado). Ofertas não faltam e nas mais variadas áreas. O segredo passa por otimizar a sua pesquisa e obter os melhores resultados de acordo com as suas qualificações.

As melhores dicas!

Candidatar-se a um estágio no estrangeiro não difere muito de se candidatar a uma outra qualquer oferta de emprego. O segredo para se destacar passa muitas das vezes por ir ao encontro das expectativas dos recrutadores e dar uma resposta imediata às suas perguntas. Ora veja.

  1. Aposte numa boa carta de apresentação

Uma boa carta de apresentação pode fazer toda a diferença. Estude a cultura da empresa ou entidade a que se está a candidatar e redija uma carta de apresentação sem falhas. Lembre-se que a par do seu Curriculum Vitae (CV), é através da sua carta que se vai dar a conhecer aos seus recrutadores. Candidatos com um perfil igual ou semelhante ao seu serão às centenas (ou milhares) e a sua carta de apresentação pode ser a chave para se destacar, como tal dedique-lhe toda a atenção necessária.

  1. Apresente as suas cartas de recomendação

Sejam recomendações de professores universitários (para quem terminou agora os estudos) ou de empregadores, ter um bom conjunto de referências profissionais pode ser decisivo na hora de conseguir um estágio no estrangeiro. Do ponto de vista do recrutador, uma carta de recomendação onde sejam enaltecidas as suas competências ou profissionalismo vai certamente pesar na decisão. Além de serem uma forma de realçar as suas qualidades (pessoais e profissionais), são uma boa forma de assegurar – a quem analisa a sua candidatura – que você é o candidato certo.

  1. Aperfeiçoe os seus conhecimentos linguísticos

“Arranhar” o inglês, francês, espanhol, alemão ou outra língua qualquer não chega. Está a candidatar-se a um estágio no estrangeiro e, como tal, a língua de trabalho será (na melhor das hipóteses) o inglês ou a língua do país de destino. Ou seja, vai usar uma língua estrangeira no seu dia-a-dia: as indicações de trabalho a realizar, formação profissional ou o próprio convívio com os colegas serão feitos nessa língua. O ideal é que tenha bom domínio e seja capaz de comunicar sem dificuldades.

  1. Disponibilize trabalhos seus (se possível)

Existem casos, onde lhe vão ser solicitados exemplos de trabalhos realizados. Sejam textos da sua autoria, artigos científicos ou projetos em que tenha participado, garanta que tem como apresentar os seus feitos profissionais. Uma montra dos seus trabalhos, onde destaca o seu potencial, pode ser a chave para ser selecionado. Criar um bom portfolio pode ser a solução ideal para si e atualmente não faltam boas ferramentas para criar um portfolio online ao seu dispor.

Uma porta aberta para o mundo…

Antes de negar oportunidade, saiba que as vantagens de fazer um estágio no estrangeiro são muitas. Se não acredita pergunte a quem já tenha vivido a experiência. O enriquecimento pessoal e profissional ou a possibilidade de integrar uma experiência multicultural são apenas algumas delas.

Fazer um estágio no estrangeiro pode não ser para todos, mas não significa que não possa ser para si. Seja porque está a iniciar-se no mundo de trabalho, porque procura um novo desafio ou quer contactar com uma realidade e cultura laboral diferentes, os estágios internacionais são uma boa forma de ganhar uma “nova estaleca” profissional e enriquecer o seu CV. E mais, um estágio no estrangeiro é apenas o começo, a sua porta de entrada para novas e ricas aventuras profissionais. Depois, ninguém o para!

Júlia de Sousa – E-konomista

scroll to the top of the site