Portugueses pelo Mundo – Istambul, Turquia

Istambul é uma cidade de cores, aromas, de mercados em ruas labirínticas, banhada pelo estreito do Bósforo, a união de dois mundos: o europeu e o asiático.

Em “Portugueses pelo Mundo” vamos mostrar-lhe a intimidade da cidade, cheia de sabores e vida espiritual.

Neste programa vamos conhecer o João Guimarães, empresário de 42 anos e natural do Porto, que foi viver para Istambul há 11 anos por amor. Com ele vamos passear pelo estreito do Bósforo e explorar o local onde os dois continentes se encontram.

Com a Sara Portugal, professora de pilates, 40 anos e natural de Lisboa e que vive em Istambul há 4 anos, vamos conhecer os mercados típicos de Istambul espalhados pelas infinitas ruas da cidade com uma mistura única de cores, aromas e sabores. Com ela descobriremos também o ritual religioso islâmico e vamos viajar no recente metro da cidade.

A Mónica Cardoso tem 31 anos, natural de Lisboa, vive em Istambul há 1 ano. Operadora turística de profissão, vai contar-nos parte da história dos 25 mil anos da cidade. Com ela vamos entrar numa das mais imponentes mesquitas da cidade onde descobriremos a importante relação entre a água e a reza.

Manuel Castelhano, gestor de operações, de 33 anos e natural da Covilhã, vai mostrar-nos o mercado dos vendedores ambulantes, desde a típica sanduíche de peixe até ao mundo do calçado turco e os mais curiosos serviços oferecidos em pleno trânsito em hora de ponta.

Vamos ainda conhecer o Pedro Gomes de 33 anos, natural do Barreiro e fotógrafo profissional. Com ele vamos entrar no mundo dos Hamams e acompanhar ao vivo a milenar técnica dos banhos turcos. Com o Pedro saborearemos também os prazeres da cidade, a comida e música tradicionais.

scroll to the top of the site