Portugueses Pelo Mundo – Lima, Cuzco e Iquitos, Peru

“Portugueses pelo Mundo”, agora a caminho da América Latina — em direção ao coração do Império Inca à descoberta de Lima, a capital peruana, de Iquitos na selva amazónica e da sua joia mais requintada, Machu Picchu. Depois de décadas de lutas e sombras, o Peru revela-se nas combinações múltiplas entre o mundo material e espiritual, na fusão de rituais religiosos indígenas e europeus, na amabilidade e generosidade dos peruanos, na gastronomia elaborada e sedutora. Junte-se a nós!

João Guerreiro, 27 anos, Fotógrafo de Moda. Natural do Porto. Do cimo do Cerro San Cristobal, descemos até à Plaza de Armas. No Mercado Central, o João diz-nos que sente a pulsação do verdadeiro Peru. O crepúsculo junto ao mar, anuncia a praia como cenário perfeito para uma sessão de fotografias. E a noite pertence a Barranco, o bairro boémio de Lima.

Henrique Urbano, 72 anos, Antropólogo. Natural de Fermentelos. Pelas mãos do Henrique visitamos a cidade de Cuzco, no norte do Peru, onde viveu e estudou nos anos 70. Discute-se aquilo que mudou na atualidade, e aquilo que se mantém: a Pedra dos 12 ângulos, a venda de folhas de coca no mercado…!

João Luiz, 55 anos, Treinador de Futebol de Salão. Natural de Lisboa. A entrada no Mercado Gamarra impressiona: é o maior mercado negro de Lima, tudo se falsifica, mas o que nós queremos é equipamento para a sua equipa de futebol infantil.

Marco Sarmento, 41 anos, Ilustrador e Dono de um Bar. Natural de Cascais. Marco vive em Iquitos, uma cidade fundada por jesuítas portugueses, escondida na Amazónia. Leva-nos num passeio pelo Amazonas de barco, até ao local onde vive a tribo dos Bora. O parque de Quistococha é o sítio ideal para vermos a luxúria da vida animal, dos golfinhos rosa às anacondas.

scroll to the top of the site