Portugueses Pelo Mundo – Nova Deli, Índia

Desde a chegada dos portugueses Índia, em 1510, o subcontinente indiano esteve sujeito à presença de colonos europeus: holandeses, franceses e ingleses. Quando conquista a independência de Inglaterra, em 1947, é a primeira vez que um movimento não-violento, de desobediência civil, sai vitorioso. A capital, Nova Deli, reflete as mudanças recentes que caracterizam o país como o contraste entre as tradições milenares e a rápida modernização desta potência económica mundial. Uma religião diferente em cada esquina, deuses a viver e sonhar nas ruas apinhadas de Nova Deli.

Susana Carvalho Sousa, 33 anos, Leitora do Instituto Camões. Natural de Vila do Conde. De visita à Universidade, Susana faz a ponte cultural entre as personalidades indianas e as portuguesas. Mais tarde, em Chandni Chowk, sentimos o rebuliço comercial da cidade e apercebemo-nos da organização social por castas.

Tiago Oudman, 28 anos, Arquiteto e DJ. Natural de Lisboa. Apresenta-se no Lodhi Garden de onde, numa alucinante viagem de riquexó, vamos para o bairro “trendy” Hauz Khaz, no sul de Nova Deli.

Rui Duarte, 35 anos, Consultor de Viagens. Natural de Lisboa. Fascinado pelo urbanismo da cidade, começamos o dia no seu bairro, uma aldeia rural em pleno coração de Nova Deli. Fazemos uma visita ao local de trabalho do Rui, onde se discutem perspectivas sobre o turismo na Índia com os seus colegas. Para o almoço, somos levados em périplo do restaurante que vende “nan”, à loja de doces até ao restaurante de “fried rice”.

Helena Prudêncio, 33 anos, Professora de “fitness”. Natural da Ota. Do subúrbio rico de Gurgaon, ficamos a conhecer o ginásio onde dá aulas apenas a mulheres indianas, e o mercado de rua onde compra diariamente fruta, mesmo à porta de casa.