Portugueses Pelo Mundo – Zagreb, Croácia

Em “Portugueses pelo Mundo” vamos ao coração da Europa visitar Zagreb, a capital da Croácia. Num território que fica entre o Mediterrâneo e o Mar Adriático e embora tenha uma história muito recente, tem uma riqueza cultural e tradicional muito vincada.

Zagreb tem cerca de 1 milhão de habitantes na sua área metropolitana e a sua parte histórica é a principal atracção, marcada pelo estilo Barroco nos edifícios, monumentos e praças emblemáticas.

Sofia Soares tem 35 anos e veio de Cascais. Para além de leitora do Instituto de Camões, ensina português na Faculdade de Letras e é responsável pelo Centro de Línguas de Zagreb, onde se encontra a viver há seis anos e meio. Depois duma visita à “Feira da Ladra” local, vamos até ao coração da cidade, a Praça de Ban Jelačić cuja lenda diz que foi o local que deu o nome a Zagreb, passando pela famosa Ferradura de Lenuci entre outros locais emblemáticos.

Sérgio Salvaterra, 31 anos, deixou a Chamusca e rumou até à Croácia por amor, onde trabalha como Operador de Comunicações.

Na Praça das Flores encontramos Pedro Rodrigues, 26 anos, que está há sete anos em Zagreb e já considera o croata a sua “língua madrasta”. Pedro, que foi para a Croácia estudar guitarra clássica.

Amália Baraona tem 44 anos e trabalha na Comissão Europeia. Para além disso, a sua paixão pela música levou-a formar uma banda com um grupo de amigos croatas e outro projecto com o Pedro Rodrigues – “Amália e Rodrigues”.

Sofia Pinto tem 26 anos e trabalha num laboratório onde faz investigação e análise de dados biológicos. Está em Zagreb há dois anos e meio a tirar o doutoramento de bio-informática.

scroll to the top of the site