Emigrar para a Holanda: uma oportunidade no País Baixo

Moinhos de vento, tulipas, tamancos, bicicletas, diques, tolerância social, artistas pelas ruas, tribunal de Haia são alguns dos pensamentos e das referências quando é mencionado o Reino da Holanda.

Tem uma monarquia constitucional e um parlamento democrata com uma população aproximada de 19 milhões de habitantes. É um país pequeno, mas é membro fundador da união europeia e em conjunto com a Bélgica e Luxemburgo constituem a Benelux. Situa-se na Europa Ocidental, faz fronteira a norte e oeste com o mar do norte, a sul com a Bélgica, e a leste com a Alemanha.

Geograficamente a Holanda é um país de baixa altitude, em que aproximadamente 27% da área e 60% da população estão abaixo do nível do mar. Uma grande parte da sua área foi obtida através da recuperação e da preservação de terras com a construção de um sistema de diques muito sofisticado. Por todas estas alterações, o clima na Holanda é um pouco incaracterístico, uma vez que a região do litoral sofre influência do clima atlântico e as regiões do interior sofrem a influência do clima continental, formando um clima marítimo moderado. Nas regiões do litoral devido à influência do mar do norte e do Oceano Atlântico, os Invernos são moderados e os Verões são amenos, mas com ocorrência de precipitação ao longo do ano. Nas regiões do interior, os Invernos são mais frios e os Verões mais quentes, mas continua bastante precipitação ao longo do ano.

CUIDADOS A TER

A decisão de emigrar para a Holanda, deve ser bem analisada e ponderada, porque a taxa de desemprego atinge actualmente 8,1 % da população.

É fundamental dominar os conceitos básicos da língua inglesa, mas o governo está a restringir imenso e a obrigar os cidadãos estrangeiros a aprenderem o holandês.

CUIDADOS DE SAÚDE

O sistema de saúde é universal e abrange todos os residentes e não residentes que trabalhem na Holanda. Todas as entidades patronais holandesas são obrigadas a oferecer um seguro de saúde, pelo preço máximo de 90€/mês, sendo o custo suportado pelo trabalhador. As crianças até os 18 anos de idade estão cobertas pelo seguro gratuitamente.

SEGURANÇA NO PAÍS

A segurança na Holanda é muito boa, mas é de salientar que nas grandes cidades, a ocorrência de pequenos furtos realizados por carteiristas, é bastante frequente, essencialmente nos locais de maior concentração de turistas e nos transportes públicos.

OBTENÇÃO DE VISTO

A Holanda com membro fundador da UE, integra o Espaço Schengen, pelo que os cidadãos portugueses apenas necessitam de um documento de identificação, bilhete de identidade ou cartão de cidadão para entrar e sair do território.
Para permanências com duração superior a 3 meses, os cidadãos da UE têm de pedir uma autorização de residência.

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

Na Holanda existe salário mínimo, que varia consoante a idade do trabalhador. Um trabalhador com 23 anos ou mais, recebe um salário mínimo de 1398,60 euros, por mês, 322,75 euros por semana, ou 64,55 euros por dia, trabalhadores com idades compreendidas entre os 15 e 22 anos, recebem entre 30 a 85% dos montantes referidos.

scroll to the top of the site