Sydney – Como sobreviver numa das cidades mais caras do mundo?

Segundo alguns artigos e pesquisas, Sydney é uma das cidades mais caras do mundo. Mas não podemos apenas avaliar o preço das coisas, fazendo uma conversão da moeda. Os ordenados médios na Austrália são superiores (Living In Australia) e é lógico que algumas coisas sejam mais caras. Mas a lógica da oferta e da procura ainda se aplica. E sendo a Austrália um misto da Inglaterra e dos Estados Unidos, tudo se compra e tudo se vende.

Mas vamos aos custos. Este artigo vai mostrar o custo de vida de alguém que está a morar em Sydney, a cerca de 8 km do centro da cidade. Ou seja, sou um trabalhador por conta de outrem, a morar em Loures e a trabalhar na zona da Expo. Sou casado, tenho uma esposa e um filho de 11 anos. Só um de nós fuma, mas em compensação o outro despeja a adega (descubram vocês). Não temos carro (ainda) mas já andamos à procura. Até lá os transportes públicos levam-nos a todo o lado. Ah… e a minha bike. Uma pechincha de 80 AUD$ no eBay. Este sim, o sitio das pechinchas.

Vamos dividir o artigo em partes tendo em conta o dia a dia durante uma semana. Não incluo aqui coisas adquiridas em eBays, Garage Sale, feiras ou mercados, nem lojas dos chineses (ou melhor centro comercial dos chineses – Paddy’s Markets – façam o tour virtual. Se não existir em nenhum outro sitio, aqui de certeza que existe) ou lojas (Vinies) de artigos em 2ª mão.

Ou seja, o que mostro é uma média, porque conseguem coisas MUITO mais caras, mas também coisas ALGO mais baratas. Já comprei um relógio da Diesel por 250 AUD$ numa ourivesaria, como já comprei um par de Calcas Levi’s 503 por 8 AUD$ numa loja de roupa em 2ª mão.

2ª Feira

LewishamRailwayStationSydneyVamos comprar um bilhete semanal de comboio por 27 AUD$. Com ele podemos fazer viagens ilimitadas desde Lewisham (a minha estação) até ao centro da cidade. – 131500 – este é o portal que reúne os sites dos transportes públicos, sejam Autocarros, Comboios ou Ferry. Com este site e o Google Maps, conseguimos planear como nos deslocar e o custo.

Antes de chegar ao escritório passo num Startbucks e bebo um Long Black por 3.5 AUD$, que é uma cena tipo balde de café que dá para molhar umas bolachinhas, ou melhor, o pacote inteiro. Mesmo assim, um Expresso fica pelo mesmo preço.

Durante o almoço vou a um snack-bar junto do escritório. Como o prato do dia ou uma sandes generosa por 10 AUD$. As bebidas são sempre mais caras, por isso um Ice tea ou uma Cola de lata pode acrescentar mais 4 AUD$. Ou seja entre 10 a 20 AUD$ para almoçar. Mas a rotina é trazer sempre o almoço de casa. Comer fora todos os dias pode representar um custo elevado e os escritórios (como em quase todos os empregos) têm sempre uma pequena cozinha com um microondas e um frigorífico.

Antes de regressar passo numa papelaria ou tabacaria e compro um Pall Mall de 23 unidades que custa 12 AUD$ (yay!!! O tabaco e o álcool são deveras caros devido aos impostos. Um maço de Malboro custa 24 AUD$)

3ª Feira

Hoje é dia de pagar o seguro de saúde. Como visitantes temporários (que é o estatuto que temos, sejamos turistas ou trabalhadores temporários) é mandatório e um dos requisitos do visto. Não temos direito ao Medicare (Serviço Nacional de Saúde) e todas as idas ao hospital são pagas. Este seguro de saúde confere os mesmos direitos do Medicare mas é gerido por nós. Um pouco menos de 400 AUD$ mensais dão a garantia de saúde a uma família de 3 membros. Mas sem extras (Oftalmologia e Ortodonotnodn… coisos…  dentes).

Tivemos que fazer um upgrade ao seguro inicial, que se bem que satisfazia os requisitos legais dos vistos não nos garante nenhum direito na hora do reembolso: Medibank. Cuidado com os seguros de 100 AUD por mês. Pesquisem bem: Private Health.

Alguns pagam operações para colocar rotulas de plástico no joelho mas às vezes não suportam viagens de ambulância ou tratamento nas urgências. Uma coisa básica que pode chegar aos 500 AUD$ se a ambulância vos trouxer de longe. Posso dizer que felizmente, sobre este tema não posso dizer muito… Aspirinas no supermercado a 6 AUD$, Pomada para as picadas dos mosquitos a 8 AUD$ e pouco mais.

Efectuei o pagamento do seguro de saúde pela net cá de casa. Usei a PT cá do sitio que se chama (Telstra). Podia ter usado a TPG ou a IINET. Optei por esta, porque como em Portugal, estes têm a infraestrutura e resolvem-me as coisas de forma mais ‘rápida’. Os 115 AUD$ mensais dão rede fixa e 10 MB de adsl com a ‘oferta’ de um telefone sem fios (UAU!!!) mas também com um simpático tablet de 7”. E até hoje não tive problemas de maior. Os outros operadores cobram um pouco menos (entre 70 e 90) mas usam o cabo da Telstra ou seja, temos que ter linha.

Para falar com a família e amigos, o plano do Skype de 5 EUR mês com minutos ilimitados para nºs fixos de Portugal chega e sobra, além das video-chamadas comuns do Skype.

4ª Feira

Chegou a conta da escola do miúdo. Enquanto não somos Permanent Residents, somos apenas temporários. E se temos que pagar a saúde, temos que pagar a educação também. 5.000AUD$ ano para poder ter o Bruno a frequentar uma escola publica. Pois aqui não brincam. Para o ano, se cá ficar, posso apelar para esse residente permanente e fico isento destes valores, mas até lá, o estado obriga-me a pagar.

Surry Hills Clock HotelMas depois fomos ver o filme dos METALLICA EM 3D!!!! THROUGH THE NEVER!!! NO IMAX YEAAH!!!!! 30 AUD$ por Adulto!! IMAX

Fomos até ao bar ClockHotel em Surry Hills, pagamos por cada pint de 40cl 4.5 AUD$ ou 8AUD$ se for uma garrafa de Heineken, 15AUD$ por um ‘viskei’ 🙂 Ou seja, aqui é como ir a um bar em Lx.

5ª Feira

O comércio, mesmo durante a semana, fecha cedo, pelas 17h. Mas nas quintas, fica aberto até perto das 20h. Quem trabalha a semana toda tem tempo para fazer umas comprinhas. Na Just Jeans umas Levi’s 501 custa 109 AUD$ e umas All Stars andam entre os 60 e os 130 AUD$, dependendo do modelo. Uma tshirt entre 20 e 80… Comprámos uma camisa básica preta por 35 AUD$.

Sendo que o meu patrão ‘é muita fixe e me deu um móvel’, só precisei de arranjar um para a minha esposa. Desta vez optei pela Vodafone. Um contrato de 40 AUD$ mês com um Samsung S2, 250AUD$ em chamadas, sms nacionais e internacionais à borla e 500mb de net – (Vodafone) – mas também podia optar pela Telstra, Optus ou a Virgin. Os planos são semelhantes, dão num sitio, tiram noutro. Em termos de cobertura, a Vodafone e a (Telstra) contradizem-se.

6ª Feira

Fomos gastar 79 AUD$ no melhor jogo de PS3 alguma vez inventado. GTA5… YEAHH!!!! Entrámos no Harvey Norman e no Dick Smith, mas comprámos o jogo no JB-HIFI. Vejam os sites. Os melhores para tudo o que é tecnologia.

Mas também é o dia de pagar a renda. Provavelmente a parte mais dolorosa da semana. Sim da semana. As rendas (como diversas coisas por aqui) são calculadas à semana. Quase 450AUD$ à semana por um T2 nos arredores do centro da cidade é fogo. Isto sim posso dizer que é caro. A habitação é um dos maiores investimentos que os australianos e os fundos de investimento fazem, fazendo com que o preço da habitação (compra ou renda) seja estupidamente cara. O tema da habitação (como se processa, onde procurar, etc) será um tema debatido de forma mais detalhada na próxima semana.

Para compensar, fomos a uma pizzaria ao pé de casa. Como tem BYO (bring your own drink), levamos algumas cervejas de casa (caixa de 24 Tooheys New por 42AUD$) e por 20 AUD$ comemos 2 pizzas médias.

Sábado

Dia de ir ao supermercado. Entre o Woolsworth e o Coles (o pingo doce e o modelo), temos o Aldi (que é o Lidl). Os preços não são muito diferentes aos dos supermercados portugueses. Algumas coisas são ao mesmo preço, se usarmos apenas a conversão da moeda. Vou dar o exemplo do Woolsworth, pois é o que uso mais. Como fazia no Continente do LoureShopping, encomendo online e vêm entregar a casa. Podem achar que é um luxo, mas imaginem ir ao supermercado fazer compras sem carro… Pois. Neste super, temos a mesma filosofia de todos os outros: marca branca e produtos de marca própria. Não escolho nem o mais caro nem o mais barato. vou ali pelo meio.

  • 1L Leite – 1AUD$
  • 500g carne picada porco – 5AUD$
  • 2 garrafas de Ice Tea 1,75L – 6AUD$ – (isto sim é um abuso…)
  • Shampoo Organics 750ml – 6AUD$
  • Bolachas de chocolate 2,50AUD$
  • ¼ melancia 2.5AUD$
  • Embalagem de panrico – entre 1AUD$ e 3 AUD$ depende da marca
  • Frango inteiro – 5 AUD$

O melhor é mesmo verificar nos respectivos sites. Ponham um ‘.com.au’ à frente dos nomes dos supermercados que funciona.

Sydney_Harbour_BridgeDomingo

Neste dia temos os bilhetes Family Funday 🙂 Por 2.5AUD$ por pessoa, podemos andar em todos os transportes da cidade (se formos um casal com uma criança).

Entramos numa loja de conveniência (7eleven) onde comprámos um donut por 3.5AUD$, dois cafés por 2 AUD$ (AHH!!!!! 1 dólar por café, numa máquina rabaceira) e um magnum por 4.5AUD$. Não esquecer que é uma loja de conveniência. A minha primeira compra ao chegar aqui foi numa destas lojas. Uma pizza congelada, uma embalagem de panrico, uma garrafa de sumo 0.33cl = 27 AUD$… EHEHEHE… os preços devem incluir os possíveis assaltos da noite.

Ainda passamos por 3 lojas que têm o conceito do famoso Braz e Braz, mas com roupa e electrodomésticos… e brinquedos… OK, se calhar é o El Corte Inglês sem a comida. Target, BigW e Kmart são bazares com muita coisa para casa, roupa (básicos), small appliances tipo torradeiras etc. É do best 🙂 Muito Barato.

À noite estávamos cansados. Se estivéssemos em Portalegre diríamos uma expressão típica – ‘Não me apetece fazer jantar… vamos buscar um Frango ao Poeiras?’- Aqui não temos a Casa Poeiras, mas mesmo ao lado de casa vamos buscar um frango de churrasco inteiro por 14 AUD$.

E pronto, lá passou a semana. Foi apenas um resumo para me dar a entender. As minhas semanas não são sempre assim, a comprar calcas da Levi’s, a ver os Metallica em 3D. Mas em resumo, a habitação, o álcool, o tabaco e os serviços (de restauração, de outras áreas não tenho dados) são realmente caros. Para as outras áreas existem uma largo espectro de opções, entre o muito caro e o muito barato.

Para uma pesquisa mais aprofundada usem o site Numbeo. Irá vos dar uma visão do custo de vida não só daqui, mas de todo o mundo.

Na próxima semana irei abordar o tema do alojamento e tudo o que lhe diz respeito. Mudar para um país tão longe faz com que provavelmente não se traga nada a não ser as roupas preferidas. Depois de aqui estar, é hora de adquirir novos electrodomésticos, pôr o IKEA a trabalhar, etc, etc… para encher a nova casa.

Como sempre, este artigo de opinião não pretende substituir nenhuma instituição nem servir de base legal para nada nem ninguém. É a minha experiência pessoal e vale o que vale.

Saúde e Sorte
Tiago Bruno
[email protected]

scroll to the top of the site