Portugueses Pelo Mundo – Salvador da Bahia, Brasil

Viajamos até Salvador, capital do Estado da Bahia, no Brasil. Somo recebidos de braços abertos por quatro portugueses que já se habituaram a chamar casa a esta terra de calor, música e sorrisos.

Bem-vindos a Salvador.

António Almeida, 26 anos, gestor hoteleiro, natural do Porto. Vamos nos encontrar com o António no Largo do Pelourinho, a zona mais antiga da cidade. Seguimos até à Praça Municipal e subimos o Elevador Lacerda que foi construído para as pessoas subirem para a parte alta da cidade, aqui António mostra-nos e explica-nos como está organizada a cidade de Salvador. Chegamos à Praia da Barra, um dos locais mais turísticos de Salvador, vimos o farol que foi o primeiro a ser construído no Brasil. Em casa de António conhecemos a sua namorada, que nos fala na diferença de culturas entre o Brasil e Portugal, e os seus colegas de trabalho. Vamos agora até ao Rio Vermelho, uma das zonas mais boémias de Salvador beber um “chopinho” bem gelado.

Pedro Luz, 30 anos, empresário, natural de Peniche. Pedro apresenta-nos a Praia do Forte como sendo o seu paraíso, aqui conhecemos o projeto Tamar que é uma projeto brasileiro que trabalha para a conservação das tartarugas marinhas. Conhecemos Itapuã, um bairro muito famoso de Salvador que ficou eternizado pela música de Vinícius Moraes e Toquinho, uma praia muito paradisíaca onde existe uma grande diversidade de peixe e marisco. Em Vilas do Atlântico, o bairro onde vive e trabalha, conhecemos o seu restaurante e aproveitamos para provar os seus pratos regionais. Vamos nos despedir de Pedro num ambiente de festa a dançar o swing baiano.

Pedro Ramalho, 39 anos, produtor de vídeo, natural de Lisboa. Vamos conhecer Pedro no Dique do Tororó, uma lagoa artificial que é um espaço de desporto e lazer. Apanhamos um barco para nos deslocarmos até ao Morro de São Paulo, umas das mais bonitas ilhas de Salvador, aqui não existem carros, não se houve barulho, apenas o cantar dos pássaros e a animação das pessoas, existe, aqui, uma praça com muito comércio, restaurantes, bares e lojas de artesanato. Pedro faz o seu balanço de estar no Brasil, um país com oportunidades em desenvolvimento, o melhor para o seu filho, por isso não pretende regressar a Portugal.

Teresa Fabião, 29 anos, bailarina, natural do Porto. Teresa dá-nos as boas-vindas no Solar do Unhão, um exemplo da arquitetura colonial, era um antigo engenho do açúcar onde trabalhavam vários escravos. Entramos na Feira de S. Joaquim, onde a Teresa costuma fazer as suas compras, aqui há uma grande diversidade de legumes, frutos e especiarias. Por fim vamos até ao Lago do Campo Grande conhecer o grupo de capoeira, Teresa fala-nos da sua preferência pela capoeira de rua, aqui não há uniforme e qualquer pessoas, que vá a passar, se pode juntar para jogar capoeira.

scroll to the top of the site