Portugueses Pelo Mundo – Bucareste, Roménia

Viajamos até Bucareste, a capital e maior cidade da Roménia. Esta cidade mantem viva a sua conturbada história através da arquitetura e das tradições que resistem até hoje.

Nesta metrópole convivem de forma harmoniosa uma modernidade que vai começando a chegar e os elementos decorrentes da era comunista. É aqui que vamos conhecer a vida de quatro portugueses que chamam casa a esta cidade.

André Mota, 25 anos, coordenador de logística, natural de Almada. No Parque Herastru André dá-nos as boas-vindas em romeno. Vamos até sua casa, onde André prepara um almoço de família para a noiva, os sogros e outros elementos da família, ficamos a conhecer um prato principal que é típico romeno, mas com influência turca. Vamos conhecer uma igreja ortodoxa, a Igreja Curtea Veche, uma igreja do século XVI, onde percebemos algumas diferenças entre a igreja católica e a ortodoxa, aqui as pessoas ficam em pé, não existem cadeiras, não se podem acender velas dentro da igreja, apenas no exterior, as mulheres não são autorizadas a entrar dentro do altar e o André para se casar, com a sua noiva, terá de ser batizado pela igreja ortodoxa. Por fim, André vai ter com os seus amigos ao Bar Control na rua Constantin Mille.

Susana Ferreira, 36 anos, CEO Nutre Farming, natural de Oliveira de Frades. Vamos conhecer a Susana na Praça da Revolução, local onde o ditador Nicolae Ceausescu fez o seu último discurso três dias antes de ser fuzilado. Caminhamos pela Rua Calea Victoriei, uma das primeiras a ser construída, que liga o norte ao sul da cidade, é uma rua de comércio e hotéis. Conhecemos Curtea Veche, o antigo palácio construído pelo Vlad Tepes mais conhecido por Drácula. Vamos visitar a ilha de produção, Susana explica-nos a estrutura da empresa e o papel dos portugueses nela. Susana e o marido vão assistir a um concerto no Ateneu Romeno, o mais emblemático teatro de Bucareste, foi construído com donativos do povo. Despedimo-nos da Susana no restaurante Charme, o seu preferido.

Pedro Pamplona, 25 anos, gestor de projeto, natural do Porto. Conhecemos o Pedro numa ponte sobre o Rio Dâmbovita. Acompanhamos o Pedro no seu percurso para o trabalho, no caminho ele compra o pequeno-almoço e come pela rua, é um hábito dos romenos que não se sentam no café. Vamos até ao Museu Taranului, os museus em Bucareste são muito interativos, as pessoas podem interagir com a arte, podem ver e tocar nas peças. Estamos agora num campo de futebol em V?c?re?ti, nos tempos livres o Pedro junta-se com os seus amigos para jogarem futebol, pois os romenos gostam muito de futebol. É num grande ambiente de festa, na Discoteca Bamboo, que nos despedimos do Pedro.

Ana Margarida Faustino, 30 anos, engenheira do ambiente, natural da Amadora. Encontramo-nos com a Ana Margarida em Bulevardul Unirii, o centro da cidade, que foi uma obra arquitetónica projetada pelo ditador Nicolae Ceausescu. Ana mostra-nos o monumento mais emblemático de Bucareste, o Parlamento chamado Casa Poporului, que significa casa do povo, é o segundo maior edifício do mundo, visitamos a sala do parlamento onde Ana é autorizada a sentar-se na cadeira do presidente. Chegamos agora ao Mercado Obor, um dos mercados mais tradicionais de Bucareste, aqui tudo se compra e se vende desde artesanato à comida e produtos frescos, aproveitando para almoçar o prato mais típico de Bucareste, o Mici que é uma carne grelhada picada e se come com pão. Por fim vamos conhecer o bairro Lipsconi, onde se concentra toda a vida noturna de Bucareste, entramos no Bar Bordello, que foi um antigo bordel e cuja decoração é a alusiva ao tema.

scroll to the top of the site