Viajamos até Estocolmo, capital da Suécia para conhecer como vivem e trabalham quatro portugueses que lá moram.
Bem-vindos a Estocolmo.
Mariana Vidal, 26 anos, designer, natural de Coimbra. Mariana decidiu se encontrar connosco no Sturekatten, uma das pastelarias mais antigas da cidade, que foi fundada no século XVIII. No miradouro Slussen descreve-nos o que vemos e como a cidade se organiza. Vamos até Gotgatan, a rua principal de Sodermalm que se diferencia do resto da cidade por causa das pessoas, das lojas e dos espaços de convívio, Mariana fala sobre a curiosidade de haver muitas estátuas espalhadas pela cidade com detalhes engraçados, estátuas com auscultadores, luvas, gorros, que acabam por virar atracão turística. Conhecemos o Kulturhuset, aqui há acontecimentos durante todo o ano, em todos os campos de cultura e arte, é um espaço didático e lúdico para todas as gerações. É na companhia dos amigos, num bar com jazz ao vivo, que nos despedimos de Mariana.
Tiago Pinheiro, 23 anos, investigador de medicina regenerativa, natural do Porto. É no Karolinska Institutet que Tiago nos explica a investigação que está a desenvolver e nos mostra as instalações. Conhecemos a parte velha da cidade, Gamla Stan, uma zona para turistas. Entramos numa loja de fabrico de doces e acompanhamos todo o processo, e quais os ingredientes, para o fabrico de gomas. Encontramo-nos com a namorada do Tiago no Museu Nobel, que tem uma cafetaria onde as cadeiras são muito especiais, pois quando os Laureados visitam o museu assinam as cadeiras por baixo. O Museu de Skansen é um museu ao ar livre, aqui podemos conhecer a tradição de Midsommer e uma fábrica de vidro. Entramos no Ice Bar, o primeiro bar permanente de gelo no mundo, para beber um copo tem de ser de luvas.
Teresa Lundahl, 56 anos, presidente da Mateus Stock AB, natural de Lisboa. Teresa dá-nos as boas-vindas no Bairro Ostermalm, um bairro sossegado com muitos prédios antigos renovados, muito próximo tanto da floresta como da parte central, leva-nos a conhecer o seu escritório, Mateus stock AB e explica-nos como desenvolveu o seu negócio. Estamos no mercado de Soluhall, o mais caro e chique da cidade, numa banca vimos quais os tipos de carnes suecas e os mais vendidos. Conhecemos o Department store da cidade, o sítio de loja mais conhecido de Estocolmo. Por fim vamos até ao restaurante Nybrogatan 38 jantar, para celebrar o dia do pai, com a família da Teresa.
Ricardo Carvalho, 31 anos, gestor de projetos, natural de Cantanhede. Ricardo recebe-nos em sua casa, aqui temos de deixar os sapatos à porta, pois Ricardo segue os hábitos suecos. Vamos conhecer o local de trabalho do Ricardo, ele apresenta-nos a empresa e o seu objetivo de trabalho. Vamos a uma loja de Systembolaget, o único sítio onde se podem comprar bebidas alcoólicas, estas lojas foram criadas por causa dos problemas de alcoolismo que existiam no século XIX. Estamos agora numa sauna pública, Ricardo explica-nos todos os passos da sauna, depois de estar aquecido é a altura de arrefecer a sério com um mergulho no lago. Conhecemos o restaurante Kvarnen, um local onde é possível comer comida sueca a um preço acessível. É no Debaser, um espaço dedicado à música onde fazem concertos quase todas as noites, que nos despedimos de Ricardo.