Montreal - Canada

Queres trabalhar no Canadá? Há 100 mil ofertas de emprego

Cerca de 30 instituições participam na feira “Study in Canada” que se realiza em Lisboa na próxima semana. Um em cada quatro estudantes fica a trabalhar no país.

É uma das maiores feiras de educação, que algum país alguma vez realizou em Portugal. Cerca de 30 instituições de ensino, entre escolas e universidades, estarão na iniciativa “Study in Canada” que se realiza na próxima terça-feira, dia 11, na Associação Comercial de Lisboa.

Durante o evento vão ser sorteadas entre os visitantes duas viagens ao Canadá e estarão disponíveis bolsas de estudo para várias escolas e instituições de ensino superior do país. O Canadá desafia os jovens portugueses a estudar no país que tem actualmente cerca de cem mil ofertas de emprego.

As universidades sublinham que quem frequentar o ensino superior canadiano conseguirá ganhar mais 50% que quem não tem grau académico, se ficar no país. E as estatísticas mostram que um em cada quatro jovens que estuda no Canadá fica a viver no Estado que surge, habitualmente, na lista dos dez países do mundo com maior qualidade de vida, segundo o ‘index’ da OCDE.

Com uma vasta comunidade de emigrantes, o país sempre foi considerado “emigrants frendly”. Montreal, Toronto e Vancouver foram consideradas na lista das 50 melhores cidades para os estudantes. Os diplomados canadianos ganham em média mais que na Austrália, França, Alemanha ou Reino Unido.

Universidades canadianas na lista das melhores do mundo

O Canadá tem cinco universidades no top 100 do QA World University rankings, tendo a Universidade de Toronto, que irá estar presente na feira, alcançado o 17º lugar. O Canadá foi classificado em sexto lugar como destino mais procurado pelos estudantes universitários a nível internacional em 2012 tendo esse ano cerca de 300 mil estudantes internacionais. A educação é um dos motores da economia canadiana e, de acordo com o último relatório da OCDE, o Canadá tem o mercado laboral melhor qualificado do mundo. Para escolher um curso numa universidade deverá contactar: Association of Universities and Colleges of Canada: http://www.aucc.ca/. Mas já existem mais de 30 acordos universitários e 40 projectos de investigação entre portugueses e canadianos.

Cem mil oportunidades de emprego

Há cerca de 103 mil oportunidades de emprego no Canadá. O país enfrenta uma falta de mão-de-obra qualificada. As profissões mais procuradas dependem de província para província. Mas o Canadá, como país altamente desenvolvido, necessita sempre de profissões muito qualificadas como: engenheiros (áreas da informática, electrónica, ciências da computação, ambiente, civil, espacial, petróleo, minas), economistas, gestores, médicos, enfermeiros, arquitectos, biólogos, ciências da vida e biotecnologia). Pode encontrar as oportunidades em http://www.cic.gc.ca/english/index.asp. A taxa de desemprego é diferente de província para província, mas a taxa anual de desemprego ronda 6,8%, metade do valor registado em Portugal.

Fonte: Económico

scroll to the top of the site