Fui! Guia para emigrar

Vive fora do seu país? Está de malas feitas para uma nova vida? É emigrante e pensa voltar ao seu país natal? Vai emigrar com a sua família?

“Fui! Guia para emigrar”, um livro imprescindível na sua mala de viagem, que ajuda a ultrapassar com sucesso os constantes desafios da emigração, da autoria de Catarina Dinis Pereira de Sousa.

Mais de 400 mil Portugueses saíram de Portugal desde 2008. O número é público. Pode parecer que até é fácil emigrar…

“Emigrar uma nova vida”, o nome não poderia estar mais adequado. Pois, desde que se toma a decisão de “ir” os ponteiros do relógio voltam a zero, nesta nova vida. A emigração comporta uma mudança de 180º em todos os aspetos da vida, como o familiar, social, profissional e psicológico e, não há um dia igual na vida de um emigrante.

Os números da emigração são públicos. Mas, o que não é público é a contagem dos inúmeros sentimentos contraditórios, das dúvidas, das incertezas, das saudades que surgem de repente, dos diferentes obstáculos desde que se compra um bilhete de ida. Estes números não são publicados. Viver 24 horas por dia, 7 dias por semana sem intervalo num lugar desconhecido afinal… não é tarefa fácil.

“Tratei de todos os documentos e pensava que tinha tudo organizado. Mas ninguém me disse o que fazer quando: entendo zero do que me dizem no novo idioma; aparece este aperto no peito quando penso em “casa”; me sinto totalmente perdido, quando tudo me parece estranho, quando tenho uma vontade enorme de voltar, quando apenas necessito aquele abraço…”

O livro “Fui! Guia para emigrar” tem intenção de tornar público o que todos podemos sentir ao viver num lugar que não é o nosso, mas também o que podemos fazer para que essa experiência de vida seja mais positiva, mais saudável e menos saudosa. O que podemos fazer para lidar com esse dia a dia num lugar “que tem ser o nosso”, tal como diz Maria João Coutinho. Este livro é um manual de experiências fundamental para quem vai tomar ou já tomou essa difícil decisão e embarcou “nesta aventura”. Destinado a todos os que já pensaram emigrar, aos emigrantes, aos que têm medo de emigrar, aos que já foram emigrantes, assim como aos seus familiares e amigos.

A autora, Catarina Sousa, Portuguesa, emigrante desde 2002. Em 12 anos viveu em 4 países e nove casas diferentes, fala e trabalha em 5 idiomas, no mesmo ano já fez o IRS em 3 países diferentes, tem várias milhas acumuladas em diferentes companhias aéreas, perdeu a conta aos quilómetros de carro, tem um “mestrado” em como fazer bagagens com o essencial e como cuidar das “saudades”. Ao fim de 11 anos e uma nova experiência de emigração fez com que decidisse tornar público um kit de primeiros socorros para os emigrantes, no livro “Fui! Guia para emigrar”. Para aceder ao livro, aqui.

Catarina Sousa, psicóloga e emigrante, coloca a sua formação e experiência profissional ao serviço de todos os que vivem “longe das suas raízes”, aos que em determinado dia tiverem de colocar o relógio a zero na nova vida. Há sintomas que, como emigrantes, por vezes julgamos que devemos viver com eles. Mas, a experiência pode ser mais gratificante e saudável a todos os níveis. Para mais informação consulte guiaparaemigrar.wordpress.com/a-razao.

O livro “Fui! Guia para emigrar” também ele viaja e pode segui-lo, acompanhando as diferentes viagens e eventos através de: guiaparaemigrar.wordpress.com/noticias.

[symple_spacing size=”30″]
Guia para emigrar

scroll to the top of the site