Rio de Janeiro - Brasil

Emigrar para o Brasil: um projecto de ordem e progresso


O Brasil é um dos países do mundo que tem tido grande crescimento económico neste últimos anos, prevendo-se que se torne uma das grandes potências económicas a médio prazo. A inovação tem aumentado em larga escala, tal como a exploração controlada de variados recursos, principalmente energéticos.

A procura de mão de obra para os mais variados sectores da economia tem aumentado bastante, prevê-se que venha a aumentar ainda mais até à fase do Mundial de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, onde o Brasil é organizador de ambos os eventos.

O número de imigrantes a deslocarem-se para o Brasil duplicou no transacto ano e tem tendência a aumentar num futuro próximo. As grandes obras públicas que estão projectadas pelo governo brasileiro são uma grande atracção para a mão de obra portuguesa que procura trabalho fora do seu país. Só o estado do Rio de Janeiro prevê gastar nos próximos anos em investimento público o equivalente a um terço do PIB português.

Cuidados a ter

A grande dimensão territorial do Brasil faz com que se tenha de ter em conta diversos factores. Os cuidados a ter são variados de região para região. Grande parte do território brasileiro situa-se em zona tropical, proteja-se contra insolações e tenha em atenção as fontes da água que consome, quer em estado puro quer na alimentação. Para zonas de floresta densa, por exemplo para locais como a Amazónia, se se deslocar para aquela região deverá precaver-se com a vacinação contra a febre amarela.

Cuidados de saúde

O sistema de saúde brasileiro é bastante razoável. Nas grandes cidades existem inúmeros recursos hospitalares, quer públicos quer privados. Mesmo nas zonas com menos densidade populacional, os serviços básicos de saúde estão assegurados, o mesmo pode não acontecer em zonas mais remotas do território.

Segurança no país

O Brasil continua a ser um dos países com maior índice de criminalidade do mundo, apesar de variados e enormes esforços feitos nos últimos anos para contrariar os factos. Na realidade a criminalidade tem diminuído muito nos últimos anos, mas nas grandes metrópoles urbanas como São Paulo ou Rio de Janeiro deverá continuar a adoptar cuidados redobrados.

Obtenção de Visto

São exigidos visto de trabalho, mas os mesmos variam conforme a duração contratual que venha a ter e também em relação à área profissional onde ser irá inserir. Como tudo se processa caso a caso e por diversas especificidades, recomenda-se que consulte o site do Ministério do Trabalho e Emprego. M.T.E. do Brasil em mte.gov.br, mais concretamente o guia de procedimentos para autorização de trabalho a estrangeiros, aqui. Efectue também o seu registo no espaço MigranteWeb.

Salários Base

Os salários no Brasil na sua generalidade são relativamente inferiores aos praticados em Portugal, no entanto em grande parte do território brasileiro o custo de vida também é muito inferior ao português, facto que tem vindo a alterar-se muito significativamente nos últimos anos, principalmente nos centros das grandes cidades, onde o custo de vida se tem tornado muito caro em diversos serviços básicos.

  • Antonio

    Já não vão ao Brasil há quanto tempo?

    ” (…) o custo de vida também é muito inferior ao português(…) ” nem na floresta !!! LOL

    O Brasil está incomportável para a classe média portuguesa.

  • Joaquim

    Realmente o custo de vida está neste momento equiparado a Portugal, e em S. Paulo até é superior, mas os salários em algumas atividades são já superiores aos praticados neste momento em Portugal. Eu sai de um emprego em Setembro em Portugal e vim ganhar bem mais para o Brasil dentro do mesmo ramo.

  • Jorge Simoes

    Bem a minha empresa vai me colocar no Brasil, por tempo indefinido e posso garantir que paguei mais por um Hotel no centro de Campinas, do que por uma noite no Shangri-la na fronteira de HK com a China…

    De qualquer forma quero apenas dizer tambem, que sim, o rodenado médio é inferior ao Portugues, mas isso deve-se devido ao cambio. Em termos gerais o nível de vida é superior ao Brasileiro se elminarmos o factor “câmbio” e avaliarmos com números, ou seja.

    Média salarial em PT ~850 (moedas)
    Média salarial em BR ~1500 (MOEDAS)

    E sim, se eliminarmos o câmbio da cabeça conseguimos facilmente por vencimentos base acima dos 2500 (reais) em varios quadros técnicos.