Portugueses Pelo Mundo – Santiago do Chile, Chile

Bem-vindos a Santiago do Chile, uma cidade onde se respira artesanato, música e baile em cada recanto, em cada parede pintada. Esta é também uma viagem de descoberta da história do Chile através das marcas ainda visíveis de uma ditadura terminada há pouco e também da força renovada da cultura tradicional chilena. Com uma localização extraordinária entre a Cordilheira dos Andes e a cidade portuária de Valparaíso, ouvimos o que dizem os santiaguinos: “em Santiago, podes fazer ski de manhã e ir dar um mergulho à tarde!”

Tiago Matos, 25 anos, Engenheiro Informático, natural do Porto. No coração da capital chilena, em frente ao Palácio “La Moneda”, conhecemos o Tiago. A influência norte-americana é tema de conversa enquanto o Tiago trinca um cachorro quente.

Catarina Parra Pinto, 22 anos, Estudante de Arquitetura, natural de Braga. Apresenta-nos o bairro de Providencia, onde vive e a famosa casa “Lo Contador”, sede da faculdade de Arquitetura, onde estuda.

Eunice Macedo, 37 anos, Assistente Executiva, natural de Sintra. Subimos de funicular ao “Cerro de San Cristobal”, e com um copo de “mote con huesillos”, somos surpreendidos pelos músicos tradicionais “chinchineros” que animam as ruas de Santiago.

Rui de Sá, 35 anos, Professor Universitário, natural da Maia. Começamos na cosmopolita “Las Condes”, conhecida como “Sanhattan”, com um jogging matinal.

Madalena Lobão Tello, 57 anos, Artista Visual, natural de Lisboa. Conhecemos a Madalena em Peñaflor, em casa de uma família chilena, onde nos mostra o seu trabalho de pintura. Encaminhamo-nos em seguida para o “Pueblito de los Dominicos”, um lugar onde podemos assistir ao trabalho de vários artesãos chilenos.

scroll to the top of the site