Vancouver Harbor - Canada

Emigrar para o Canadá: o país que precisa de emigrantes


O Canadá pode vir a ser um excelente destino a quem deseje emigrar. Os responsáveis governamentais dizem que o país deverá precisar de 320 mil trabalhadores nos próximos sete anos (até 2020), sendo que com a falta de mão de obra, possivelmente de 50% dessas ofertas disponibilizadas serão preenchidas por imigrantes que se desloquem para solo canadiano.

Destes 160 mil empregos que poderão ficar disponíveis, na sua grande maioria são para a área da construção civil, mas áreas abrangentes como o caso das tecnologias da informação também estão a ter grande procura. Neste mês de Janeiro arranca já o primeiro programa de auxílio à imigração, com previsão de entrada já no início do ano dos primeiros 3000 trabalhadores.

Um dos programas interessantes disponíveis é o Study and Word, que permite estudar e trabalhar quem deseja entrar no país. O visto é concedido através do ‘student work permit’, que dá acesso de permanência a quem cumpra os trâmites do programa a que se candidata. As valências e requisitos variam, tal como a oferta disponível. Um dos requisitos é que se realize um curso de inglês enquanto trabalha. As ofertas de trabalho em alguns casos estão incluídas no plano de estudos, na sua grande maioria remunerados. Consulte todas as informações em ‘Get a student work permit‘.

CUIDADOS A TER

Um dos problemas principais é a habituação ao clima canadiano. O território é muito extenso mas no global, frio, em grande parte totalmente gelado. Este pode ser um grande obstáculo a quem deseje emigrar para o Canadá mas não de se dê bem com temperaturas negativas. Apesar das condições de vida, neste caso de habitabilidade, serem muito boas, muitas habitações são construídas com moradia de anexo no sub-solo para tempos mais invernais.

CUIDADOS DE SAÚDE

Não existem grandes problemas endémicos de relevância, no entanto, se se deslocar para zonas altas deverá ter principal atenção caso tenha problemas respiratórios consideráveis. O sistema e os cuidados de saúde são na sua maioria de boa qualidade. Ao estabelecer-se no país deverá providenciar um seguro de saúde (devidos aos elevados custos), em alguns casos pode até ser assegurado com o contrato de trabalho. Caso não tenha seguro de saúde (para cuidados básicos) deverá ter em especial atenção sempre que se desloque a um centro hospitalar, às elevadas taxas praticadas fora dos planos de saúde contratados, cobradas no imediato por exames, tratamentos e outros serviços que lhe poderão ser disponibilizados.

SEGURANÇA NO PAÍS

O Canadá é um país muito seguro, em toda a extensão do seu território. O crime, na sua grande maioria, ocorre nas grandes áreas urbanas e periferia. Não existem problemas de maior relevância quanto à segurança.

OBTENÇÃO DE VISTO

O visto para trabalhar no Canadá é obrigatório. As autoridades governamentais apesar de continuarem a ser selectivas na atribuição de visto, ainda recentemente anunciaram que devido à elevada procura de mão de obra, quem desejar emigrar para o Canadá irá ter a entrada um pouco mais facilitada nos próximos anos. Como o novo programa de emigração lançado pelo governo canadiano no início deste ano, os serviços pretendem conceder autorizações permanentes de residência a título definitivo, mediante algumas condições tais como competência técnicas comprovadas, experiência profissional para a área a que se candidata e ter conhecimentos básicos de francês e/ou inglês.

SALÁRIOS BASE

O Canadá é um dos melhores países do mundo no que ao equilíbrio dos salários diz respeito, isto é, o país é conhecido por ter uma boa e equitativa distribuição de riqueza. Mesmo com um custo de vida elevado, ponderando ainda razões cambiais, existe grande diferença de salário disponível mensal, comparação entre os dois países. Os salários são 5/6 vezes superiores aos de Portugal no caso de um licenciado em início de carreira, subindo gradualmente consoante a experiência.

LINKS IMPORTANTES:

  • http://www.facebook.com/anaperigofaria Ana Faria

    Gostaria de saber onde me dirigir para poder-me inscrever.
    Obrigada

  • Cristina Vatamaniuc

    Boa noite. Gostaria de saber mais sobre quais os passos a seguir para poder emigrar. Obrigado.

  • http://comoemigrar.net/ RicardoR

    Todas as informações, de todas as formas e trâmites parar poder emigrar/trabalhar no Canadá podem ser consultadas aqui: Citizenship and Immigration Canada – http://www.cic.gc.ca/

  • sonnicj silva

    preciso mesmo d uma vida nova, porfa o k é preciso para me increver e onde me dirigir
    obrigado

  • Sónia Ferreira

    Boa tarde, sou licenciada em 1º ciclo, Pós-Graduada em Educação Especial e em Tic e gostaria de saber se no Canadá poderia dar aulas de português, ou aulas a alunos portugueses. obrigada

  • Clara

    Quem não tem ensino universitário também tem alguma hipótese?

  • http://www.facebook.com/carlos.marcal.395 Carlos Marçal

    olá,sou o carlos,tenho 37 anos e sou motorista de veículos pesados profissional especializado em bomba de betão nesta área conto com mais de 10 anos de experiência e mais de 3 anos como motorista de longo curso sou detentor de todos os documentos inerentes à atividade em causa,além de tudo isto também tenho passaporte em dia,adeus.

    • Valter Afonso

      Caro Carlos,aqui no Canada tem de tirar novamente a sua carta,visto so poder conduzir durante 6 meses,o tempo de permanencia maxima como turista,quanto a pesados so podera conduzir depois de tirar a de ligeiros,e em seguida tirar novamente a carta de pesados.Espero ter-lhe respondido ao que pretendia.

  • Yaroslav Berezovskyy

    Boa tarde,agradecia informação para candidatura a este projeto. obrigado

  • João Pedro

    Que web sites de emprego se podem consultar para Civils Project Manager no Canadá?

  • Jadson henrique

    ola tenho 21 anos sou reçem casado minha esposa tbm tem 21 anos e sou padeiro fais 6 anos sera que para padeiro é façil ir pra lá???

  • washington

    ola meu nome e washington ja morei na irlanda por alguns anos e em londres .trabalho na area de construçao civil profissao plaster

  • alice oliveira

    quero saber se há mercado para pasteleiro ou padeiro que é a profisao do meu marido

    • filipe bruno

      Ola , sim de vez em quando as Pastelarias andam desesperadas a procura de pasteleiros e de padeiros.Boa Sorte.

      • Joaquim Sousa

        OLá Boa tarde, Sou pasteleiro de 1ª há 15 anos, começei muito novo nesta arte, como faço para arranjar trabalho no Canadá? Obrigada pela ajuda

    • David SiGura Lopez

      meu mano, os pedreiros e calceteiros que eles procuram tbm comem pao e bolos kkkkkkkk

  • Ricardo Cruz

    Sou de São Paulo – Brazil e gostaria de obter informações para trabalhar na construção civil. pois ja trabalhar como roofer em Orlando Florida nos Estados Unidos.

  • ANTONIO

    Ola boa tarde

    procuro emprego como responsavel em fachadas vidradas grande volume sou tecnico a 18anos falo portugues e frances correto

    sem mais
    cumprimentos

  • Mafalda

    Boa tarde. Tenho 21 anos e em Dezembro termino a minha licenciatura em Animação Sociocultural, fiz intercâmbio no Brasil com a duração de um semestre. Será que há ofertas de emprego para a minha área no Canadá? Obrigada desde já, Mafalda caldas.

  • Mafalda

    Boa tarde. Tenho 21 anos e em Dezembro termino a minha licenciatura em Animação Sociocultural, fiz intercâmbio no Brasil com a duração de um semestre. Será que há ofertas de emprego para a minha área no Canadá? Obrigada desde já, Mafalda caldas.

  • Rodrigo Rocha

    Ola boas,sou Rodrigo Rocha, sou pasteleiro de 1º e padeiro com muita experiência ,queria trabalhar no canada mas não sei como conseguir ai trabalho, peço ajuda se me poder ajudar agradeço, o meu contacto e 913310886 ou 255400138 rede de portugal

  • Rui Pedro Esteves

    Bom dia. Se eu quiser conduzir camiões no Canadá? Posso homologar a minha carta ou terei que tirar uma lá? Adeus e obrigado.

  • joana

    Ola estou a tirar o mestrado em psicologia clínica como está a área no canadá?

  • rui

    sou carpinteiro como posso ir para o canada trabalhar.

  • Nuno Tavares

    Por acaso alguém me sabe dizer se os cursos tecnico-profissionais feitos em Portugal têm alguma equivalência no Canadá?

  • João Martins

    Boa tarde,
    Eu pretendo emigrar para o cada para ir trabalhar, alguém pode ajudar dizendo a forma como procuro e com quem falo para poder ir?
    Eu sou técnico de electricidade. tenho um conhecimento muito avançado de energias renováveis.
    Obrigado

  • João Martins

    *emigrar para o Canada

  • Cátia Martins

    Boas! Sou licenciado em Sociologia, e gostaria de saber se à oferta de trabalho na minha área no Canadá. Obrigado, Cátia Martins.

  • marco ferreira

    onde

  • marco ferreira

    alguém me pode dizer onde me posso escrever

  • http://www.queroemigrar.com/ alfjmrodrigues

    Excelente artigo.
    No meu caso, em que emigrei para a Bélgica, sinto na pele exactamente o problema do fresquinho na careca ;).
    Como eu morava perto do mar em Portugal (Estoril) esta foi porventura a razão que me levou a sentir o frio de uma forma mais acesa.
    Mas aprendemos com a experiência: a forma como nos vestimos altera-se, incluindo calcas tipo ceroulas, camisolas interiores termicas, luvas, cachecol, sobretudo, etc.
    A prática de desporto e o acesso a uma sauna de quando em vez são outras formas de manter uma temperatura agradável.
    A prática de desporto é sobretudo importante para mantermos uma boa sanidade mental, que é coisa que já vai faltando na minha idade :).
    Abraço e continuação de um excelente trabalho, Ricardo!
    Alfredo Rodrigues

  • Veaceslav Baranov

    Ola sou Veaceslav,quero ire para Canada trabalhar e legalizar me a minha
    profisao motorista de longo curso com experiência,depois de tirar
    novamente a carta de pesados no Canada será mais fácil arranjar trabalho
    e legalizar me?Obrigada

  • Mario Lopes

    Ola, eu trabalho para a industria petrolifera Canadiana no oeste Canadiano.

    No laboratorio onde trabalho serao necessarias varias pessoas que se consigam orientar num.

    Posso ajudar a dar trabalho a alguem com autorizacao/visto/nacionalidade Canadianas.

    Caso sejam necessarias informacoes contacte-me.

    [email protected]

    Atenciosamente

    • Gabriel

      Meu nome é Gabriel.. Enviei um email para você agora.. Gostaria d saber mais infomações sobre esse trabalho…
      Ainda tem vaga..
      Sem mais obrigado

  • mateus nito tchihaqui tchipa

    bom dia o que, quelo mas e estuda, esto no curso de ciencias e tecnologia como posso me escrever

  • Carlos Oliveir a

    como é que está o mercado de obras ? , sou finishing manager com experiencia de 4 anos no medio oriente , e até que idade se pode ir ou ser contratado ? , obrigado

  • Mateus Nito Tchipa

    Eu quero trabalhar ai e estuda e o mas importante pra mi porque o estudo aqui no meu pais e muito baixa e eu esto a cheguir a ciencias e tecnologia por isso que preciso muito de emigram no pais como esse que muito desevolvindo pra aulmentar nos meus conhecimento por favor me tao este oputurnidade de emigrar em canada

  • Eduaedo

    Ola sou Engenheiro Mecanico com Mestrado em Engenharia Automobilistica e 20 anos de experiencia com 10 em motores. Estou interessado em emigrar para o Canada. Tem alguem que possa me ajudar?

  • Paulo Alexandre Rei

    Ola, sou o Paulo e sou especializado no sector de carnes. Vivi 10 anos em Montreal e tenho documentos Canadianos ( nmr segurança social, etc) atualmente esto a 21 anos em Portugal e a minha mãe adquiri-o dupla nacionalidade mas no meu caso apenas portuguesa. esto interessado em regressar ao Canada. Terei
    Facilidade de obter um visto de permanência visto que já la residi? Obrigado

  • Cláudio Jorge dos Santos

    olá, tenho 52 anos, não tenho curso superior, sou profissional em manutenção em bombas e lavadoras de alta pressão, hidráulicaresidenciale pequenos reparos gerais inclusive alvenaria, motorista e vendas, gostaria de saber se há oportunidade

  • ricardo ferreira

    bom dia estou a tentar imigrar devido ao caos de portugal não falo outras linguas sera que consigo algum trabalho como servente no canada

  • Manuel Campos

    Estou a terminar a licenciatura em engenharia civil será que tenho chances de exercer? Será que a minha licenciatura é reconhecida?

  • Luísa

    Boa noite.
    Gostaria de saber qual o site ou como poderemos enviar o nosso curriculum. Sou licenciada na área do turismo.
    Cumprimentos.

  • José Manuel

    Olá, chamo-me José Manuel, tenho sete
    anos de experiencia de serralheiro construção civil, montagem de telhados, fabrico
    de gradeamentos, várias estruturas metálicas. Dez
    anos de manutenção de cerâmica de barro vermelho, como responsável de
    serralheiro mecânico. Estou
    emigrado na Suíça á dois anos como pedreiro, gostava de voltar á minha profissão
    no Canadá. Há alguém que
    me possa ajudar?

  • José Manuel
  • Erico Siqueira Coutinho de Alm

    Sou engenheiro eletricista (eletrônica) e estou no ultimo período de ciências econômicas, tenho quase vinte anos de experiencia na área de engenharia eletrônica trabalhando em empresas multinacionais. O programa faz alguma restrição quanto a idade, pois tenho 47 anos e se tem que falar o ingles fluente.

  • Sónia Morais

    Eu sou professora, neste momento no 1.º ciclo mas também tenho formação em Educação Visual e Tecnológica e uma especialização em Educação Especial. Gostaria de saber quais são as perspetivas de arranjar emprego no Canadá. Sou casada e tenho dois filhos. O meu marido nasceu no Canadá e os meus filho tb têm a naturalidade canadense.
    Onde me devo dirigir para colocar o CV online. Neste momento não procuro obrigatoriamente emprego na área da educação. obrigada

  • Emanuel Tavares

    boa tarde..

    sou pintor de construção civil à 8 anos e sou dos açores.
    gostaria de saber como ou onde posso me inscrever para emigrar para o canada..

  • Jaime Gomes

    ALgum sítio onde me possa dirigir para me inscrever ou apresentar candidatura?