Portugueses Pelo Mundo – Praia, Cabo Verde

Dada a posição estratégica de Cabo Verde, nas rotas que ligavam entre si a Europa, a África e o Brasil, o arquipélago serviu de entreposto comercial e de aprovisionamento. O Portugueses pelo Mundo leva-nos para mais uma aventura, desta vez, ao país natal da “diva dos pés descalços”, Cesária Évora.

Vamos descobrir um pouco mais deste país, dos seus sabores das suas cores, ao som da famosa Morna.

Soraia Deus, 31 anos, natural de Torres Novas, Editora de Conteúdos. Leva-nos à Cidade Velha, primeira capital de Cabo Verde. Assistimos ao ensaio das batucadeiras no pelourinho e visitamos a casa de uma amiga, antiga Miss de Cabo Verde.

Catarina Ressurreição, 32 anos, natural de Braga, Jurista. Conhecemos a sua família numa das praias da capital cabo verdiana. Através do seu trabalho envolvemo-nos na manifestação contra a Violência Baseada no Género.

Paulo David, 44 anos, natural de Castanheira de Pêra, Engenheiro. Encontramos Paulo mais a sua família na inauguração dos campos de ténis, sinal do desenvolvimento que a cidade da Praia está a sofrer. Depois de conhecermos a sua casa, onde percebemos que faltar a luz é normal na cidade, vamos até à praça central da cidade da Praia.

Pedro Conceição, 32 anos, natural de Montemor-o-Novo, Artista. Na ponta oposta da ilha, vamos encontrar o Pedro a vender artesanato na praia mais bonita da ilha de Santiago, a praia do Tarrafal. Com a sua companheira Jacira, vamos conhecer um alambique de grogue onde é produzido um dos símbolos nacionais.

Nuno Godinho e Cunha, 33 anos, natural de Santarém, Voluntário ONG. São 8h da manhã e Nuno já come cachupa. É assim que o encontramos no centro do Mindelo, capital cultural na ilha de São Vicente.

scroll to the top of the site