Viajamos até Fortaleza, a capital do estado do Ceará, no Brasil. Esta é uma região de praias e calor, onde o dia-a-dia se vive ao ritmo das férias. Visitamos praias imensas e paradisíacas e experimentamos kitesurf, um dos desportos que tem catapultado o turismo local. A noite termina, como não podia deixar de ser, ao som do forró e muita dança.
“Bem-vindos a Fortaleza!”
Rui Nina, 24 anos, Arquiteto, natural do Porto. Encontramos o Rui às compras no centro e ficamos a saber como chegou a Fortaleza e as suas opiniões sobre esta região. Chegamos a Guaramiranga, uma serra com trilhos pedestres rodeados de verde e cheios de recantos paradisíacos e cachoeiras. Já à noite, vamos com o Rui até à praia do Futuro, uma zona cheia de restaurantes, onde encontramos alguns dos seus amigos para jantar caranguejo e terminamos a noite no Mucuripe Club, uma das maiores discotecas de Fortaleza.
Rui Raposo, 29 Anos, Arquiteto, natural do Crato. Em Meireles, numa favela no meio da cidade, cumprimentamos o nosso convidado. Rui comenta a forma amigável como foi recebido em Fortaleza. Somos convidados a conhecer a casa que o nosso convidado partilha com quatro amigos e daí saímos para comer uma tapioca, um gosto que Rui adquiriu desde que chegou a Fortaleza. Na Beira Mar, rodeados de pessoas a fazer desporto, vamos correr com o Rui. Despedimo-no do nosso convidado na praia do Presídio, no meio de um dos carnavais mais animados da região.
Guilherme de Sá Pessoa, 42 Anos, Gestor de Viagens, natural de Lisboa. Vamos até à praia de Iracema para encontrar o Guilherme. Ficamos a saber que foi através do café que começou a desenvolver a atividade profissional que tem hoje. Em Paraipaba, na praia da Lagoínha, começamos um percurso de jipe pela praia, um passeio que Guilherme costuma fazer com os seus clientes. Fazemos uma pausa na Lagoa Azul que atravessamos de jangada até um bar que tem as mesas e as cadeiras dentro de água. Chegamos finalmente a Jericoacoara, mesmo a tempo de subir a duna e ver o magnífico pôr-do-sol. De volta à praia de Iracema, conhecemos a mulher do Guilherme e vamo-nos divertir na zona de bares, ao som do forró.
Cesaltina Vilas, 36 Anos, Empresária, natural de Lisboa. No Vila Galé Cumbuco, um resort situado numa localidade perto de Fortaleza, encontramos a Cesaltina. Esta é uma localidade piscatória que vive essencialmente do turismo do kitesurf e é precisamente este desporto que vamos experimentar com a nossa convidada. Somos convidados a jantar em casa de uns amigos portugueses da Cesaltina que nos oferecem uma refeição tipicamente portuguesa que faz as delícias dos brasileiros presentes e despedimo-nos num passeio noturno ao longo da praia.