Portugueses Pelo Mundo – Miami, EUA

Num país longínquo da Ásia, numa zona movimentada (ou desconhecida nalguns casos) da América, num canto de África, ou da Europa… Por todo o lado, há sempre Portugueses pelo Mundo. São pessoas que partiram das suas terras, mas que mantêm vivas as referências com Portugal. Homens e mulheres que se acomodaram a novas temperaturas, novas culturas, novos sabores, novos amigos e que agora desfrutam do lugar onde vivem. Portugueses pelo Mundo mistura um programa documental com um programa de viagens. Em cada programa veremos entre cinco a sete histórias de portugueses que residem algures no planeta. As histórias de cada programa irão entrelaçar-se umas nas outras e serão bem diferentes entre si, baseadas nas características individuais dos entrevistados, nas suas famílias, nos seus amigos, nos seus colegas de trabalho.

Assim, os nossos protagonistas serão sempre os melhores guias para conhecer a vida quotidiana do lugar onde estamos. Desta forma, sem perder de vista o entretenimento, fomentamos a integração entre culturas e indivíduos, mostrando as diferenças sempre numa óptica de respeito pelas diversidades de cada um dos povos e suas culturas. Portugueses nos dá a conhecer a realidade de cidadãos portugueses que escolheram outro país para viver ao mesmo tempo que estes nos dão a conhecer a cidade onde agora vivem.

A “Cidade Mágica” abre-nos as portas para mais uma viagem. Considerada o “Portão das Américas”, Miami é a cidade mais rica dos Estados Unidos da América e com mais poder de compra do Mundo. Com o seu clima tropical é conhecida pelas suas maravilhosas praias e vida noturna. Seguimos rumo a mais uma aventura do “Portugueses pelo Mundo”.

“Welcome to Miami!” (Bienvenidos a Miami!)

Daniel Brás, com 38 anos, Empresário, natural da Figueira da Foz. Começamos o dia a passear por “South Beach”. Fala-nos da elevada população cubana imigrante em Miami que levou ao surgimento do bairro “Little Havana”, onde nos leva até ao estúdio assistir a um dos ensaios da sua banda “multicultural”.

Rossana Freitas, com 24 anos, Estudante, natural de Aveiro. Andamos no metro de superfície, transporte grátis que permite circular por várias zonas da cidade. Acompanhamos a Bárbara ao laboratório onde faz as suas pesquisas e “experiências” com corais, matéria de trabalho de pesquisa.

Bárbara Bonfocchi, com 29 anos, Veterinária, natural do Porto. Leva-nos a passear de barco pela Marina de “Miami Beach”, onde nos descreve um pouco das classes sociais residentes nesta zona de Miami. Vamos até ao seu local de trabalho perceber um pouco o que é ser veterinária de espécies de animais exóticos

Teresa Penelas, com 41 anos, Professora, natural de França. Encontramos Teresa no “Hotel Biltmore”, onde se apresenta. Acompanhamo-la às compras e de seguida conhecemos o seu filho e a sua atividade de ação social.

scroll to the top of the site