Portugueses Pelo Mundo – Madrid, Espanha

Vamos conhecer a “movida” madrilena. Madrid é a maior cidade de Espanha e a sua capital. A cidade é rica em arte e história, albergando alguns dos museus mais importantes do mundo. Mas não só de arte vive a capital espanhola. Mistura de nacionalidades, entardeceres, vida noturna e futebol, tudo isto é Madrid. Seguimos rumo a mais uma aventura do “Portugueses pelo Mundo”.

“Bienvenidos a Madrid!”

Jorge Cardoso, 33 anos, técnico de turismo, natural da Proença-a-Nova. Subimos até ao topo do Círculo de Bellas Artes de Madrid, a uma das torres com melhor vista sobre Madrid. Fala-nos sobre os locais mais importantes da cidade e caracteriza os bairros mais emblemáticos. Vamos até à Plaza del Sol e daí partimos para Lavapiés, o bairro onde vive, e que é muito representativo da multiplicidade de nacionalidades e culturas que constituem a cidade. Mais tarde, vamos até a Santiago Barnabéu sentir o ambiente à volta do estádio em dia de jogo.

Filipa Falcato, 25 anos, professora de português, natural de Lisboa. Encontramos a Filipa num domingo de manhã numa banca de posters de cinema no Rastro. Fala-nos sobre o interesse de aprendizagem da nossa língua e a adaptação ao castelhano. Vamos até à Chueca e entramos na primeira livraria gay de Madrid onde falamos da importância do movimento gay para a reabilitação da zona. A nossa despedida é em Malasaña, no meio de “cañas” e “tapas”.

Liliana Neves, 34 anos, empresária, natural de Espinho. Conhecemos a Liliana no Parque do Retiro. Explica que vem frequentemente ao Parque como terapia de um dia agitado e que funciona como um “anti-stress” do quotidiano. Acompanhamos Liliana desde os Embajadores, onde vive, até ao Bairro de Salamanca, onde está a sua empresa que aposta na qualidade dos produtos portugueses e a abertura do mercado espanhol à importação. Saímos do escritório para tomar o segundo pequeno-almoço, porque as manhãs são muito longas. No fim do dia acompanhamos a Liliana e mais um evento para promover os produtos portugueses.

Diana Thedim, bailarina, natural do Porto. No Museu Reina Sofia, Diana fala-nos emocionada do “Guernica”, o significado do quadro para si e para o Flamenco – desperta-a para “mil ideias e coreografias”. Na fronteira entre La Latina e Lavapiés falamos sobre a zona operária de Madrid e vamos até ao Gallardo, onde ficamos a saber mais sobre a técnica e arte que envolvem o fabrico dos sapatos de flamenco. Despedimo-nos da Diana enquanto assistimos a uma genuína “juerga” de flamenco.

scroll to the top of the site