Portugueses Pelo Mundo – Moscovo, Rússia

A sétima maior cidade do Mundo abre-nos as portas, num dos dias mais emblemáticos da sua história, o 9 de Maio, o “Dia da Vitória”.

Moscovo vive entre o consumismo desenfreado que o poder económico crescente da última década proporcionou a 10% dos seus habitantes, com as marcas do comunismo que vigorou durante décadas. É um dos centros do mundo da ópera e “ballet”.

Bem-vindos a Moscovo!

Nuno Pinto, 36 anos, Gestor de Marketing, natural de Coimbra. Leva-nos numa volta de carro pela cidade de Moscovo. Dá-nos a conhecer o seu apartamento e explica como este é aquecido nos Invernos russos. Atravessamos a pé a ponte de Bolshoi onde conhecemos um pouco melhor a história da cidade.

Anabela Santos, 24 anos, Estagiária na ONU, natural de Santo Tirso. O metro é a melhor maneira de deslocação na cidade e é nele que vamos até ao Cemitério Novodevichy onde se encontram algumas das pessoas mais famosas da história da Rússia.

João João, 36 anos, Leitor do Instituto de Camões, natural de Santarém. Fala-nos da importância do dia 9 de Maio, na Rússia, e da Parada Militar.

João Soeiro, 27 anos, Estudante de Piano, natural de Lisboa. O João apresenta-nos a residência universitária onde vive. Ao caminhar pelos corredores ouvimos alguém tocar balalaica, instrumento típico russo. Conversamos com um sacerdote da Igreja Ortodoxa, que nos explica a diferença entre a missa católica e a ortodoxa. Vamos até à ópera, onde conversamos com uma das cantoras sopranos mais famosas da Rússia.

Rui Bota, 40 anos, Designer, natural de Lisboa. Encontramos o Rui a fazer o seu exercício diário num dos parques naturais da cidade.

scroll to the top of the site