Conheça as 10 cidades mais caras do mundo

A consultora Mercer, divulgou um estudo onde avalia sobre vários parâmetros o custo de vida em várias cidades mundiais. Neste estudo foram tidas em conta 214 cidades de cinco continentes e foram avaliados 200 produtos, relacionando o custo de cada um em cada local do estudo.

Este estudo da Mercer – Custo de vida 2013, é considerado um dos mais completos em todo o Mundo, e está projectado para empresas multinacionais e para governos como forma de auxílio na definição das políticas de compensação dos seus colaboradores expatriados. Nova Iorque é usada como cidade-base. Todas as cidades contempladas neste estudo são comparadas a esta. Deste modo, os movimentos monetários são medidos em relação ao dólar dos EUA.

Embora mais cidades da Europa se posicionem como as localizações mais caras para expatriados, de acordo com o estudo da Mercer, várias cidades da Ásia dominam o top 10 das cidades, sendo que Luanda ocupa a primeira posição. Este é o top 10 das cidades mais caras do mundo:

    [one_half]

  1. Luanda
  2. Moscovo
  3. Tóquio
  4. Ndjamena
  5. Singapura
  6. [/one_half]
    [one_half_last]

  7. Hong Kong
  8. Genebra
  9. Zurique
  10. Berna
  11. Sidney
  12. [/one_half_last]

Uma das conclusões do estudo é que as diferenças nos custos podem ser muito distintas. Por exemplo, uma refeição de hambúrguer (fast-food) pode custar 5 euros em Lisboa, em comparação com 10,08 euros em Caracas; e um bilhete de cinema 6,6 euros em Lisboa, em comparação com 15,02 euros em Londres. Um litro de leite, que custa apenas 79 cêntimos na capital portuguesa, chega a custar 5,68 euros em Moscovo.

Como curiosidade, na avaliação feita à capital portuguesa, houve apenas um produto que se destaca como o mais caro entre todas as capitais mundiais, foi a gasolina, onde um litro ronda os 1,68€, enquanto por exemplo em Luanda (a cidade mais cara do mundo) anda na volta dos 0,47€.

scroll to the top of the site