Vistos para a Austrália: conheça as opções disponíveis

Depois de ter estado presente no programa Boa Tarde da SIC e também depois da entrevista dada ao P3 do Público, recebi dezenas de mensagens na página no Facebook e também através do email, grande parte foram pessoas a questionar-me sobre quais os trâmites que estaria a seguir para poder emigrar para a Austrália.

Pois bem, mesmo tendo conseguido responder a quase todas as pessoas que me contactaram, decidi escrever um artigo onde irei resumir todas as opções possíveis e disponíveis para que possa entrar legalmente na Austrália, seja em viagem lúdica de turismo, como trabalhador ou como estudante.

Gostaria de deixar claro que as informações aqui disponibilizadas são apenas um resumo de tudo o que aprendi e da pesquisa que fiz nos últimos tempos sobre a emigração para a Austrália. Ou seja, tudo o que aqui será relatado irá estar resumido e em nada se sobrepõe a toda a informação verosímil disponível no site da emigração australiano, como toda a informação provém do mesmo, em Department of Immigration and Citizenship Website.

tVistos disponíveis para a Austrália que irei abordar:

  • Turista
  • Estudante
  • Trabalho

Uma chamada de atenção, existem mais possibilidades de visto, tal como os acima referidos se poderão dividir por diversas subclasses, quer por área, quer por âmbito. Como nota, existe um visto que é o Working holiday, que permite trabalhar durante 1 ano, mas que não está disponível para portugueses.

Visto de Turista

Este visto tem na sua generalidade a duração de 3 meses. Pode ser continuado por 6 meses ou até 1 ano, mediante variados requisitos. O visto de turista não lhe permite trabalhar na Austrália, muita atenção a isto, já que se for apanhado de alguma forma a trabalhar com este visto será imediatamente expulso (deportado) do país e com penalização para possível entrada posterior.

No entanto, o visto de turista permite-lhe estudar na Austrália, até ao máximo de 3 meses. Se desejar estudar mais que 3 meses terá que efectuar o pedido de visto de estudante.

Este visto tem um custo de $115 e pode ser adquirido online. Em Portugal ou na Austrália pode ser adquirido nas embaixadas dos respectivos países, na Austrália pode também ser adquirido em qualquer departamento do DIAC. Este visto tem diversas subclasses, consultar detalhadamente mediante o âmbito para o qual irá requerer este visto.

Visto de Estudante

western-australia-kangaroo-beachEste tem sido o visto mais utilizado por portugueses que desejam efectuar intercâmbio na Austrália. Uma das ponderações valorizadas para o requerimento de visto de trabalho na Austrália é haver experiência laboral ou que tenha estudado no país, como tal, muitas pessoas utilizam o visto de estudante para obter experiência na Austrália para que seja valorizada para possível continuação no país.

O visto de estudante dá-lhe possibilidade de estudar inglês, fazer um curso técnico ou superior. Para que não tenha problemas com o visto há que ter em atenção que deve cumprir todos os requisitos exigidos pelo departamento de emigração e pela instituição onde estuda. Normalmente ser-lhe-à requerida no mínimo 80% de assiduidade para os cursos de inglês e técnicos, nos restantes terá que ter bom desempenho curricular para que não tenha problemas com o visto.

O visto de estudante só lhe permitirá trabalhar no máximo de 40 horas por quinzena (20 semanais). Fica a ressalva que deverá cumprir escrupulosamente este critério, caso seja apanhado a trabalhar mais do que o máximo permitido o seu visto será imediatamente cancelado e será deportado. Juntamente ao visto de estudante pode ser aplicado o visto de dependente directo (cônjuge e filhos), este(s) dependente(s) ficarão integrados juntamente ao visto de estudante. As regras das horas de trabalho aplicadas ao portador do visto de estudante aplicam-se igualmente ao dependente, ou seja, o dependente também não pode trabalhar mais de 20 horas semanais.

Este tipo de vistos tem normalmente a duração do curso que frequentar e ainda mais um mês para que possa permanecer na Austrália. Existem algumas excepções entre certas datas e para cursos de longa duração, onde lhe poderão ser concedidos dois meses de permanência além do tempo do visto de estudante.

Existem alguma excepções, por exemplo se for detentor de visto de estudante de Graduação Superior por Pesquisa (HDR) não estará limitado ao número de horas que pode trabalhar depois do início de seu curso, tal como o dependente. Outra das vantagens para quem deseja efectuar um mestrado, doutoramento ou PhD é que no final da acção lectiva poderá pedir um novo visto designado de pós-estudo, visto este que lhe permitirá trabalhar na Austrália durante 4 anos, para que possa desenvolver trabalho na área em que se formou.

O custo do visto é variável, tal como dos cursos. Tenha em conta que para estudar num país como a Austrália, além de ser uma excelente experiência, será também muito dispendioso. Não conte manter-se na Austrália apenas com os rendimentos provenientes das 20 horas semanais que poderá trabalhar. O custo de vida australiano é muito elevado, como tal deverá ter em conta que estudar na Austrália carece que um grande suporte financeiro.

Visto de trabalho

Existem dois tipos de visto (entre outros), estes os mais comuns, para quem deseje trabalhar na Austrália:

Skilled Migrant – Este visto deve ser adquirido a título pessoal e deverá cumprir todos os requisitos exigidos, tais como idade, nível de inglês, experiência profissional, profissão incluída na lista SOL, etc…

Sponsored Visa – Este visto permite que trabalhe na Austrália temporariamente sob o patrocínio de um empregador.

Existem outros tipos de visto que lhe permitem trabalhar na Austrália, tais como abrindo o seu próprio negócio, em pesquisa, entre outros.

No caso da 1ª opção, saiba que ao obter este visto estará totalmente por sua conta na procura de emprego, o que em alguns casos poderá ser no geral o melhor visto de todos, já que fica livre de qualquer imposição como acontece na 2ª opção (por exemplo o sponsor dá-lhe permissão para trabalhar apenas para a empresa que o patrocina).

O Skilled é um processo que pode ser moroso, exigente e dispendioso, mas depois de terminado com sucesso terá total liberdade para entrar na Austrália para procurar trabalho. Se tudo correr bem durante a duração do visto, pode efectuar o visto de residência de seguida, desde que cumpra os requisitos exigidos.

O Sponsor é-lhe patrocinado pelo empregador, normalmente (não sempre) as custas deste visto fica a cargo de quem o contrata. Neste tipo de visto é preciso ter em atenção que não pode mudar de trabalho sem que tenha sponsor de uma outra empresa que o patrocine.

Links de apoio e contactos disponíveis:

Todas as dúvidas que tenha, deixe o seu comentário que será analisado mediante a análise ao exposto. Recordo, este texto representa apenas um ‘excerto’ e uma base de análise às opções de entrada na Austrália, para ficar ciente de todos os trâmites e pormenores nunca deixe de consultar as entidades oficiais e competentes.

[scrolling_box title=”+ Sobre a Austrália” display=”tag” format=”” tag=”86″ orderby=”popular” count=”8″ items=”4″]

scroll to the top of the site