Emigrar para a Colômbia: uma oportunidade em crescimento

Uma nova aposta de empresas portuguesas tem sido a expansão de negócios na América Latina. Alguns países desta região do globo tem alguma carência de mão de obra para efectuar serviços especializados, à medida que aumenta o crescimento económico destes países, maior é a procura. Países como a Venezuela ou a Colômbia, têm sido alternativas viáveis de negócio para muitos investidores portugueses.

Com este aumento de investimento português na Colômbia, mais importante se torna a contratação de potencial humano especializado e de expressão portuguesa, por isso, a Colômbia nos próximos anos pode ser uma boa alternativa a quem deseje emigrar para um país da América Latina.

Cuidados a ter

A altitude pode ser um problema grave que pode encontrar neste país. Por exemplo a capital colombiana, Bogotá situa-se a 2600 metros de altitude onde o oxigénio se encontra rarefeito, dificultando e muito a respiração. Para quem tem problemas a nível respiratório não é aconselhável deslocar-se para locais como Bogotá. No entanto existem muitas outras cidades e diversas localidades onde não existe este tipo de problema. Também como prevenção deverá efectuar o plano de vacinação para a febre amarela.

Cuidados de saúde

Nas grandes cidades os sistemas de saúde disponíveis são de boa qualidade, tal como em outros pontos do país menos desenvolvidos. O défice hospitalar e/ou ambulatório encontra-se principalmente no interior e em zonas remotas da Colômbia, por exemplo nas regiões montanhosas.

Segurança no país

A Colômbia continua a ser um dos países com maior índice criminal no mundo. Os pequenos delitos são uma constante nas grandes cidades. Mas o maior problema continua a residir na infindável ‘guerra civil’ que perdura naquele país, onde ainda existem regiões ao comando de grupos rebeldes armados. O narcotráfico continua uma constante no território colombiano, controlado em algumas regiões mas continuamente activo em regiões remotas. Portanto, em termos de segurança, todos os cuidados são poucos e todas as deslocações terão que ser planeadas com algumas ponderação.

Obtenção de Visto

É necessário visto de trabalho e de residência para poder trabalhar em território colombiano. O processo costuma ser muito demorado, sendo uma boa alternativa negociar com a entidade patronal para que seja a mesma a tratar de todos os trâmites legais.

Salários Base

Os salários para os cidadãos colombianos é muito baixo, mas a grande parte das empresas que contrata estrangeiros fazem ofertas de remuneração bem acima da média do país. Como forma de compensar o risco e de obtenção de mão de obra especializada estrangeira, as empresas tendem em oferecer salários mais elevados nestes casos.

scroll to the top of the site