Portugueses Pelo Mundo – São Francisco, EUA

Viajamos até S. Francisco, cidade localizada na parte norte do Estado da Califórnia e uma das maiores e mais famosas cidades da costa oeste dos EUA. São Francisco é uma cidade muito marcada pela multiculturalidade e foi o berço do “Summer of love” nos anos 60 e é, ainda hoje, uma cidade que vive e respira arquitetura e design, desde as encantadoras construções em estilo vitoriano, passando pela icónica Golden Gate, até aos coloridos murais de Mission.

“Welcome to San Francisco!”

Mónica Blaylock, 35 Anos, Engenheira Informática, natural de Lisboa. Conhecemos a Mónica e a família junto a casa no início de um dia comum. Depois de deixar as crianças no autocarro da escola, está na hora de tomar um típico pequeno-almoço americano no seu sítio favorito, o Zazie. Vamos ao Barrel, uma coffeeshop que torra o próprio café, e ficamos a conhecer um pouco do processo. Ficamos a conhecer a empresa onde trabalha a Mónica e onde a originalidade reside no estilo informal. Na Swanton Farm, Mónica e família vão apanhar kiwis e falar um pouco da vida familiar. É na Academia de Ciências que a Mónica se despede de nós, num evento que transforma o museu num espaço noturno.

Ana Sofia O´Hara, 31 Anos, Representante AICEP, natural do Porto. É na famosa ponte Golden Gate que conhecemos a Sofia. Vamos às compras a Chinatown e conhecemos lojas diferentes, como uma peixaria em que se compram peixes vivos. O Tenderloin é uma zona geralmente pouco recomendada aos turistas, mas pelos olhos da Sofia vamos conhecer um pouco da história deste bairro conhecido pelos sem-abrigo. O Off the Grid é um evento onde dezenas de rulotes se juntam, proporcionando uma grande variedade gastronómica. Depois de comer, a Sofia apresenta-nos o marido numa saída no bairro Castro, um local icónico para comunidade gay.

João de Brito, 53 Anos, Artista Plástico, natural dos Açores. Conhecemos o João a pintar numa falésia, mas é no seu atelier em Santa Cruz que ficamos a saber as razões que o levaram a escolher esta cidade para viver. Com ele vamos ao Haight, zona onde começou o famoso “Summer of Love” nos anos 60 e vamos conhecer a sua loja de discos favorita. Em Oakland conhecemos o Mel Ramos, grande amigo do João e uma das mais importantes figuras da PopArt. O dia termina nos estúdios NPG, onde está a ser produzido um documentário sobre o trabalho do João.

Hugo Gomes, 33 anos, Art Director, natural de Lisboa. O Hugo apresenta-se num tradicional elétrico. Saímos no The Mission, um bairro mexicano onde a arte urbana é rainha. O meio de transporte favorito do Hugo é a bicicleta e, a partir do Dolores Park, vamos num passeio pela cidade em duas rodas até às Painted Ladies, um dos símbolos arquitetónicos da cidade. No fim do dia, Hugo recebe-nos em Soma, no “loft” que partilha com a namorada. Os dois saem para o Mezzanine, onde vai acontecer um evento particularmente importante para os dois já que é a primeira exposição coletiva em que a namorada de Hugo participa.

scroll to the top of the site