Viajamos até Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos da América. Nesta cidade, que é o centro de poder mais importante do Mundo, ficamos a conhecer realidades que vão além dos edifícios administrativos. Passeamos por parques, museus e ruas comerciais e descobrimos arte em cada recanto.
“Welcome to Washington”
Joana Godinho, 31 anos, Produtora de Informação, natural de Porto. Encontramo-nos com a Joana em Georgetown, um dos bairros mais antigos da cidade e, enquanto passeamos, ficamos a saber as razões que trouxeram a nossa convidada a Washington. No Nacional Mall, o coração da cidade, ficamos a conhecer alguns dos edifícios mais icónicos da cidade e acompanhamos a Joana até ao Capitólio para falar com um congressista luso-descendente. Para descontrair, vamos tomar um brunch a um bar muito especial. Já à noite vamos até ao Hotel Intercontinental, o local onde surgiu o termo “lobby” e experimentamos um cocktail histórico.
Leonor Brazão, 50 anos, Artista Plástica, natural de Lisboa. Na Tidal Basin, encontramos a Leonor a fazer uns esboços da paisagem e aproveitamos para saber um pouco da sua história. Ao longo das ruas, observamos algumas das intervenções artísticas, algumas delas da nossa convidada. Os museus, muitos deles gratuitos, são uma das paixões da Leonor e escolheu um deles, a National Galery, para nos mostrar. Acompanhamos a Leonor a uma escola onde está a decorrer uma aula de formação artística. Para terminar, somos recebidos em casa da Leonor para conhecer a sua família
Maria João Lobo Antunes, 37 anos, Estudante de Criminologia, natural de Oeiras. Vamos até à Universidade de Maryland, onde conhecemos a Maria João que está na reta final da sua formação em criminologia. Reencontramos a Maria João em sua casa, com os filhos e o marido, e aproveitamos para falar um pouco do sistema educativo e seguimos depois até um bairro de minorias onde falamos um pouco do problema da exclusão. Despedimo-nos da Maria João numa saída com o marido a um “sports bar”, muito típico.
Davide Guimarães, 24 anos, Chefe de Cozinha, natural de Setúbal. Em Farragut, apresentamo-nos ao Davide que nos fala nos contrastes que caracterizam a cidade. Como não podia deixar de ser, vamos até à Casa Branca, provavelmente o edifício mais famoso do Mundo. Vamos depois almoçar numa das muitas roulottes que povoam as ruas. Numa das zonas noturnas mais movimentadas, dizemos adeus ao nosso convidado.