Emigrar para a Alemanha: o motor económico europeu

A Alemanha situa-se na Europa central e é o país com maior número de habitantes na União Europeia. O território alemão compreende uma área com 360000 quilómetros quadrados, compreendidos entre o Mar do Norte e o Mar Báltico. De Norte a Sul, faz fronteira com inúmeros países, Dinamarca, Polónia, República Checa, Áustria, Suíça, França, Luxemburgo, Bélgica e Holanda. É atravessada por alguns dos rios mais compridos da Europa, entre os quais, o Reno, o Danúbio e o Elba.

A Alemanha é uma república federal que se divide em 16 estados federais, com mais de 81 milhões de habitantes, no entanto, aproximadamente 200 mil são portugueses. O alemão é a língua com maior número de falantes, na União Europeia. É na Alemanha que se encontra a maior economia da Europa, salientando o domínio na produção automóvel, na indústria mecânica de precisão, dos equipamentos electrónicos e de comunicação, em vários sectores químicos e também farmacêuticos.

Na maior parte do território o clima é temperado mas na zona noroeste e norte, é oceânico, onde a pluviosidade é uma constante, durante todo o ano. Na região leste, o clima é continental com Invernos rigorosos e verões muito quentes. O centro e o sul da Alemanha são regiões de transição que variam entre os climas oceânico moderado e continental.

Emigrar-FrankfurtCUIDADOS A TER

O mercado de trabalho alemão necessita de mão-de-obra, em muitos sectores mas a decisão de emigrar para a Alemanha, deve ser calculada e estruturada com alguma antecedência. É essencial dominar os conceitos básicos da língua alemã, por exemplo.

Não esquecer que ao ir para Alemanha vai ser confrontado com Invernos rigorosos e temperaturas bastante baixas.

CUIDADOS DE SAÚDE

O sistema de segurança social na Alemanha obriga a que todos os residentes tenham um seguro de saúde, que é financiado pelas contribuições das entidades patronais, dos trabalhadores por conta de outrem e pelas receitas fiscais gerais.

O valor do seguro varia de acordo com os rendimentos e com o sector profissional. É determinado através de uma percentagem sobre a remuneração, 53% da contribuição é paga pelo trabalhador e 47% pela entidade patronal. As contribuições para o seguro de acidentes estão a cargo, exclusivamente, da entidade patronal.

SEGURANÇA NO PAÍS

De modo geral, as condições de segurança são muito boas na Alemanha, o índice de criminalidade é baixo, mas é necessário ter sempre cuidado com os carteiristas, essencialmente no metro. Por isso, quando estiver em espaços públicos preste atenção especialmente à sua bolsa ou mochila.

OBTENÇÃO DE VISTO

A Alemanha é um país da União europeia, por isso não é necessário o visto para cidadãos europeus, vigora o acordo do Espaço Schengen, no qual basta a identificação do Bilhete de Identidade. Não é preciso autorização de permanência até aos três meses, mas após os três meses é necessário obter uma autorização de residência.

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

Não existe salário mínimo definido por lei. A excepção vai para alguns sectores de trabalho como a construção, a gestão de resíduos, as limpezas e a segurança, e os valores variam de acordo com a região do país.

Quanto ao ordenado médio, é de 3.311 euros mensais, sem contar com alguns extras, como os subsídios de férias e de Natal.

scroll to the top of the site