Portugueses Pelo Mundo – São Paulo, Brasil

Viajamos até São Paulo, uma das mais famosas cidades do Brasil. São Paulo é uma cidade onde se respira animação e cultura, onde a música sertaneja convive pacificamente com a música clássica tocada ao ar livre e onde o melhor sushi do mundo fora do Japão é tão apreciado como uma feijoada comida numa roda de samba. É uma cidade de contrastes, por vezes confusa e mal olhada, mas definitivamente amada por todos os que lá vivem, brasileiros ou não.

“Bem-vindos a São Paulo!”

Hugo Veiga, 31 anos, Criativo Publicitário, natural da Maia. É no ambiente descontraído da agência de publicidade em que o Hugo trabalha que ficamos a conhecê-lo. Esta é a única agência do Brasil que contrata regularmente portugueses e é o diretor que, com muito humor, nos explica porquê. Vamos conhecer o “Mercadão” e provar as melhores frutas, não sem antes assistir a uma dupla de música sertaneja que atua na rua. Vamos ao parque Ibiripuera, um local de convívio familiar, onde se pode fazer coisas tão diferentes como correr ou assistir a um concerto de música clássica. O dia acaba num jogo do Corinthians, onde a paixão pelo futebol está ao rubro.

Álvaro Brites, 36 anos, DJ e Produtor, natural de Aveiro. Conhecemos o Álvaro no topo do Edifício Itália, de onde se avista toda a cidade. Dali seguimos de carro e explica-nos algumas medidas curiosas usadas para controlar o problema do trânsito e ficamos a saber que o helicóptero é um meio de transporte bastante comum. O bairro onde o Álvaro vive é uma zona onde se pode encontrar as melhores lojas da cidade e depois de provar um “cocktail” nada como variar com um pastel de carne na feira Benedito Calixto. Despedimo-nos de Álvaro na Rua Augusta, no meio de bares e animação na rua.

Sophia Vilhena, 32 anos, Atriz, natural do Estoril. A Sophia apresenta-se a meio de um ensaio. A facilidade em absorver o sotaque paulista é um dos trunfos para o seu sucesso no meio artístico de S. Paulo, mas como em qualquer país, a irregularidade do trabalho como atriz faz com que trabalhe também numa clínica cirurgias plásticas. Na Vila Madalena, vamos a um “boteco” comer uma feijoada e participar numa roda de samba. A Sophia despede-se de nós no SESC Pompeia, onde assistimos a um espetáculo do inigualável Tom Zé.

Liliana Morais, 26 anos, Estudante de doutoramento, natural de Lisboa. O Bairro da Lapa é onde vive a Liliana, uma portuguesa apaixonada pelo Brasil e pela cultura nipónica. Na sua casa vamos conhecer um almoço típico de feijoada, acompanhada pela indispensável cachaça. Vamos conhecer a Casa da Lapa, um coletivo artístico, onde vemos algumas das exposições. No centro da cidade, conhecemos uma realidade menos turística mas com uma grande incidência em espaços culturais. É no Bairro da Liberdade, um dos estandartes da cultura japonesa em S. Paulo, que nos despedimos da Liliana, não sem antes conhecermos alguns dos seus locais favoritos.

scroll to the top of the site