Scam, Phishing, etc… Atenção a ofertas de emprego fraudulentas

Os esquemas fraudulentos relacionados com ofertas de emprego têm aumentado muito significativamente nos últimos tempos.

Afirmo isto perante notícias recentes e também por diversos pedidos de ajuda por email e na página no Facebook, em relação a apurar a veracidade de certas oportunidades presentes nos mais diversos sites e plataformas de emprego.

Estas fraudes podem ser imensas e praticadas de variadas formas, como para os mais variados fins, tais como, estudos estatísticos, usurpação de dados pessoais, crescimento de base de dados, estes exemplos são os de menor perigosidade pessoal, mas encontra-se ainda, roubo de dados bancários, ofertas onde obrigam os mais diversos pagamentos (certificação de CV, rendas de alojamento adiantadas, etc.), estas são as formas e/ou esquemas que mais o prejudicarão caso não esteja atento a todos os pormenores da oferta que lhe seja feita.

Há uns tempos atrás circulava uma oferta de emprego relacionada com a cadeia de hotéis Sanderson. Efectuados alguns contactos o esquema foi detectado. Juntamente à oferta, após segunda mensagem com o contacto para envio de candidaturas, eram pedidos valores variáveis a cada candidato, que iam dos 500€ até 1000€, alegando que para assinar contrato teria de pagar antecipadamente uma ‘jóia’ de alojamento, alimentação e indumentária do hotel em questão. Este esquema foi-nos confirmado como fraude pelos responsáveis dos recursos humanos do Sanderson Hotel. Pode ver aqui um exemplo da oferta que partilhei para que ficasse a informação de ser fraude.

Scam-cibercrimeMais recentemente descobri outro novo caso, desta vez uma oferta que está ramificada em dezenas de sites e plataformas de emprego em Portugal. Em sites como o Sapo Emprego e plataformas de emprego que não têm qualquer controlo nas ofertas publicadas, este tipo de esquemas fraudulentos proliferam. A oferta diz respeito a uma oferta para diversos sectores da construção, para os Camarões, supostamente através da empresa egípcia Orascom. Ora correndo a internet a pesquisar, não se encontra qualquer projecto da Orascom nos Camarões, ao invés, encontram-se dezenas de relatos de scam onde o nome da empresa é relacionado. Após a 1ª troca de mensagens relacionadas com a oferta, como resposta vêm discriminado que a oferta de emprego só poderá ser assegurada se o trabalhador efectuar o pagamento de 3 meses de aluguer de um apartamento, num aparthotel nos Camarões.

Escusado será relacionar países como os Camarões, Nigéria, Senegal ou Gabão, entre outros, os verdadeiros reis do scam e do phishing praticado na internet, é principalmente nestes país onde imperam as maiores redes de cibercrime relacionado com ofertas de emprego.

Curiosamente esta oferta da Orascom vinha com um email de terminação (domínio) que pode ser enganador, por exemplo [email protected], o que pode levar pessoas a enganos. Este email com domínio engineer.com é proveniente de um serviço gratuito de endereços de correio electrónico. Este é outro dos pontos que deve ter em atenção, a grande maioria das ofertas de emprego fraudulentas são perpetuadas através de endereços electrónicos tipo gmail, hotmail, outlook, etc, ou seja, através de serviços gratuitos de correio electrónico. Quando as ofertas são a nível pessoal e tiver confiança no endereço, não existe problema, mas quando se trata de uma empresa (pequena ou grande) a utilizar este tipo de endereços de email, a probabilidade de ser fraude é enorme.

Existem outras formas de engano, tais como pedidos de certificação de currículos através de empresa x, pedidos de pagamento adiantado para processo e documentação  entre muitas outras formas. Esteja sempre atento aos sinais de poder ser esquema, faça pesquisa na internet sobre a oferta, sobre a empresa… esteja sempre em alerta!

Já teve algum problema com uma oferta fraudulenta? Conhece algum outro caso ou exemplo que gostaria de divulgar? Conte-nos a sua história deixando um comentário.

 

scroll to the top of the site