Emigrou? Países querem saber onde estão os seus emigrantes

Portugal, Irlanda, Grécia, Itália e Espanha querem saber para onde vão e onde estão os seus emigrantes.

Nos últimos anos, muitos portugueses têm emigrado. O movimento não é único em Portugal, já que também tem feito sentir-se nos países europeus mais afectados pela crise económica e pelas medidas de austeridade, como é o caso da Grécia, Itália, Espanha e Irlanda.

Muitos cidadãos destes países viram as portas das empresas onde trabalhavam fecharem, outros perderam salário ou benefícios, a maioria viu degradar-se a sua qualidade de vida. Entre os jovens destes cinco estados, verificam-se as taxas mais altas de desemprego europeias.

Espantada com o fenómeno migratório na Grécia, uma investigadora daquele país contactou colegas de universidades dos países do Sul e da Irlanda e propôs-lhes para fazer um estudo académico sobre a emigração mais recente. Em Portugal, João Peixoto, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Técnica de Lisboa, e Joana Azevedo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responderam ao apelo e lançaram um inquérito online que é comum aos cinco países.

De 20 de Maio a 20 de Julho o inquérito está disponível online: Os investigadores querem conhecer o perfil de quem sai, para onde vai, se é jovem, se leva a família, se pretende voltar.

Fonte: Público

scroll to the top of the site