Viajamos até Edimburgo, capital da Escócia. A cidade surge entre antigos vulcões e penhascos rochosos, património da humanidade pela UNESCO. Cidade onde a paisagem verde das Highlands se mistura com paisagem citadina, ruas e ruelas cheias de histórias para contar, mas também com muito para nos divertir.
“Welcome to Edinburgh!” ou então “Fàilte gu Dùn Èideann!”
Maria Francisca Vicente, 23 anos, Estudante, natural de Lisboa. Está em Edimburgo há 3 meses para o seu mestrado e escolheu Edimburgo pela tradição académica. A adaptação foi difícil, não pela língua mas sim pelo sotaque. Francisca apresenta a rua onde estamos, Royal Mille, uma das mais conhecidas e movimentadas da cidade. A Francisca leva-nos a experimentar um verdadeiro pequeno-almoço escocês. Vamos passear a Dean Village, onde nos deparamos com uma paisagem totalmente diferente da paisagem citadina. Estamos na Old Town e vamos a um dos pubs mais antigos de Edimburgo, dos poucos que se mantêm iguais desde há muitos, muitos anos.
Pedro Fiúza, 29 anos, Dentista, natural de Lisboa. Marcamos encontro com o Pedro no seu consultório, fala-nos de quando chegou a Escócia e do que o fez apaixonar-se pela cidade. Passeamos por Portobello, uma antiga estância balnear que nos dias de hoje apenas serve para passeios pelo paredão. Ir à Escócia e não conhecer como são feitos os famosos kilts seria impossível, por isso uma visita a George Taylor é obrigatória. À noite vamos até à casa do Pedro, ponto de partida para uma noite divertida com os amigos no animado Liquid Room. A festa está só a começar!
Rui Andrês, 27 anos, Investidor natural de Almada. Rui explica-nos que veio parar a Edimburgo porque foi “emprestado” pela empresa onde trabalhava a uma empresa escocesa com o objetivo de vir aprender técnicas novas do mercado do Reino Unido. Com ele, vamos conhecer o Castelo de Edimburgo numa das 7 colinas da cidade, lugar de vista privilegiada sobre toda a cidade. As Highlands também fazer parte do nosso percurso por Edimburgo, com uma floresta de beleza natural impressionante. Experimentamos iguarias típicas das Highlands. Terminamos no Samhuim Festival, o festival do inverno, a celebração do ano novo celta.
Nuno Ferreira, 32 anos, Estudante natural de Lisboa. Nuno convida-nos a dar uma volta pelo Farmers Market, mercado de produtores locais e explica-nos que está cá há 6 anos, veio por 6 meses, mas apaixonou-se pela cidade. Nuno vai para todo o lado de bicicleta, segundo ele o melhor meio de transporte e também o mais saudável. Deixamos a cidade e chegamos ao campo, a Arthur ´s Seat, a montanha que resultou de um antigo vulcão. Terminamos num whisky bar para uma prova típica de whisky ao som de música tradicional.