Portugueses Pelo Mundo – Bissau, Guiné-Bissau

Viajamos até Bissau, capital da Guiné-Bissau. Uma cidade que nos invade os sentidos com as suas cores fortes e cheiros de iguarias que são, ao mesmo tempo, tão conhecidas e tão exóticas. Passeamos nos bairros que, mesmo pobres, estão sempre cheios de risos e música e relaxamos em praias paradisíacas. É assim Bissau, uma cidade simples e simultaneamente tão cheia de vida.

“Bem-vindos a Bissau!”

Isabel Levy, 60 Anos, Formadora ONG, natural de Luanda. Isabel apresenta-se durante um passeio pelo bairro de Quelele. No mercado central, situado num local provisório depois de um incêndio que destruiu o anterior, ficamos a perceber que a nossa convidada é uma pessoa querida dos locais que a conhecem e tratam pelo nome. Vamos com a Isabel até São Domingos, a uma escola onde está a ser desenvolvido um projeto de educação ambiental ao qual Isabel dá apoio e visitamos ainda um local de extração de sal solar, um processo que facilitou muito a tarefa das mulheres que lá trabalham. O dia termina num restaurante típico, onde Ana vai jantar em família e nos conta os projetos futuros.

Afonso Bértolo, 28 Anos, Técnico de Cooperação, natural de Lisboa. É na associação em que trabalha que conhecemos o Afonso e ficamos a saber a aventura que o levou até à Guiné-Bissau. Uma das componentes do trabalho de Afonso passa pela rádio e aproveitamos o facto de ser um dos convidados especiais de um programa para espreitar o funcionamento da rádio comunitária de Quelele. Acabado o trabalho, seguimos para Cussilinta, um local lindo com piscina naturais onde é possível relaxar e refrescar. A noite acaba num bar da moda entre colegas e, como não podia deixar de ser, muita música.

Ana Melo, 27 anos, Coordenadora OIM Guiné-Bissau, natural de Coimbra. É na Praça da Independência que encontramos a Ana pela primeira vez e aproveitamos o local para ficar a saber um pouco das características do povo guineense muito relacionadas com a sua história. Seguimos para o mercado do Bandim, o mercado mais movimentado e labiríntico da cidade, onde Ana vai comprar uns panos e partimos depois para Bafatá que foi a segunda cidade na época colonial mas que parece agora uma cidade fantasma. De volta a Bissau, despedimo-nos da Ana no bairro do Badim a ver uma agrupamento chamado “Netos do Badim” que mistura musica, dança e teatro e que já tem reconhecimento internacional.

Miguel Pinto, 34 Anos, Empresário de Restauração, natural de Lisboa. No cais do Pigiquiti encontramos o Miguel a fazer algumas compras para o restaurante que explora em família. As ostras aí compradas vão fazer parte de um almoço entre amigos, onde Miguel se delicia com muitas outras iguarias típicas. O fim da tarde é passado em Varela, uma praia paradisíaca onde Miguel recarrega energias para regressar ao trabalho, o que vai acontecer ao jantar, no restaurante de família, onde a fusão entre a cultura guineense e portuguesa é perfeita.

scroll to the top of the site