Emigrar para a Suíça: desígnio de qualidade de vida

A Suíça é um dos destinos preferidos dos portugueses, dentro do espaço europeu. É um país situado no centro da Europa, com uma população aproximada de 7 500 000 habitantes, entre os quais mais de 200 000 são Portugueses. Apesar de não pertencer à União Europeia, a Suíça assinou o acordo de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas e de bens, no entanto, decidiu suspender o acordo unilateralmente para os emigrantes dos países do leste da europa.

A Suíça tem um clima temperado, com uma elevada amplitude térmica com os Verões amenos e os Invernos rigorosos, como tal, pode-se dividir o país em quatro grandes regiões climatéricas, o extremo Sul, os Alpes, o maciço central e o Jura.

Mas, é necessário ter em conta algumas especificidades características. É um país que faz fronteira com a Alemanha, a Itália, a Áustria, a França e o Liechtenstein, está dividido em 26 cantões que funcionam de forma independente, como se fossem estados dentro do estado Helvético, com quatro línguas oficiais, alemão, francês, italiano e o romanche.

suica-emigrarCUIDADOS A TER

A decisão de emigrar para a Suíça deve ser ponderada e preparada com antecedência. É fundamental dominar, pelo menos os conceitos básicos de uma das línguas dominantes. O ideal mesmo era dominar fluentemente uma e ter conhecimentos básicos de outra.

CUIDADOS DE SAÚDE

O sistema de saúde na Suíça é um misto entre o sector público e o sector privado, em que o governo legisla e fiscaliza e os privados oferecem o serviço. Constitucionalmente, baseia-se num sistema de seguros em que as seguradoras são obrigadas a oferecer um plano básico, sobre o qual não podem obter lucro. Logo, o valor não muda entre as seguradoras, dependendo apenas da idade, sexo e região de residência do paciente. A diferença entre as operadoras está nos planos privados.

O seguro é comparticipado pelo governo, em 25 % dos prémios enquanto os cidadãos pagam o resto, em caso de dificuldades económicas essa comparticipação pode chegar aos 90%.

SEGURANÇA NO PAÍS

A Suíça é um país bastante seguro, que oferece uma alta qualidade de vida, tanto em regiões urbanas como nas rurais.

A liberdade de circulação e a segurança estão garantidas para todos, a qualquer momento e em qualquer lugar. O ambiente seguro e a discrição dos suíços, são factores privilegiados e valorizados pelas mais importantes personalidades mundiais que se deslocam na Suíça, sem qualquer protecção pessoal.

OBTENÇÃO DO VISTO

Os portugueses não necessitam de qualquer visto para entrar na Suíça, basta o bilhete de identidade válido ou o passaporte caducado há menos de cinco anos. Mas os que pretenderem residir e trabalhar na Suíça necessitam de uma autorização das autoridades locais.

SALÁRIO BASE/ MÉDIO

Na Suíça não existe salário mínimo imposto por lei, pois o mesmo varia consoante a idade, qualificação, região e sector laboral. Não obstante, o salário médio depende da área profissional e do cargo que ocupa e pode variar entre 4000 francos suíços e os 5833 francos suíços, isto é entre os 3300 e os 3700 euros por mês.

scroll to the top of the site