Portugueses Pelo Mundo – Dublin, Irlanda

Cruzamos a cidade de Joyce, Wilde e Beckett em pleno St Patrick´s Day. Cerveja na mão, boa-disposição e muita hospitalidade é o mote para partirmos à descoberta das ruas e mercados de Dublin. Percebemos que a gastronomia não passa apenas por “Fish&Chips” e conhecemos as paisagens de uma vila piscatória dos arredores da cidade. A cultura e história misturam-se com as destilarias de uma cidade cinzenta que se anima nas noites de “Temple Bar”.

Ana Filipa Fernandes, 31 anos, Bancária, natural de Lisboa. Abre-nos a porta de casa, tomamos o pequeno-almoço e conhecemos o seu filho.

Deborah Fernandes, 36 anos, Fisioterapeuta, natural de Oeiras. Passeamos pela “O’Connel Street”, uma das ruas mais amplas da Europa. É tempo de visitarmos o “Trinity College”, a mais conceituada universidade irlandesa.

Jorge Miguel Preto, 37 anos Eng. Electrotécnico, natural de Lisboa. Passamos pela estátua de Oscar Wilde e vamos até ao seu café preferido. Viajamos até Cork, a segunda maior cidade da Irlanda e aquela que Jorge Miguel Preto escolheu para viver. No Castelo de Barlney cumprimos a tradição e beijamos a pedra da eloquência.

Daniel de Carvalho, 37 anos, Diretor de Comunicação da Ryanair, natural do Porto. Mostra-nos o antigo estúdio dos U2. Entre um passeio pelo mercado, petiscamos o famoso “Fish&Chips” e percebemos alguns hábitos alimentares dos irlandeses.

Joaquim Pires, 35 anos, consultor financeiro, natural de Mondim de Basto. No dia de St’ Patricks assistimos à “Gannon Cup”, uma corrida no rio Liffey entre as duas universidades rivais. Em clima de festa, vamos até ao “Temple Bar”, considerado o Bairro Alto irlandês, e terminamos no Museu da Guiness.

scroll to the top of the site