Portugueses Pelo Mundo – Tallinn, Estónia

Viajamos até Tallinn, a capital da Estónia, uma cidade de arquitetura medieval, onde as ruas e praças se transformam nos principais pontos de interesse turístico. Entre mercados, bares, livrarias e antigas muralhas, ficamos a conhecer um pouco da história e cultura deste país que tem atraído alguns portugueses. Apesar do frio, sentimos o calor do povo e observamos de perto os sinais de modernidade que já chegaram à cidade.

“Bem-vindos a Tallinn!

João Paulo Mendonça, 25 anos, Assistente Social, natural de Tires. Conhecemos a história do João num miradouro onde podemos observar quase toda a cidade e ficamos a saber a sua opinião sobre o local. Vamos até Kostivere, uma pequena aldeia onde o nosso convidado já viveu e ainda trabalha com crianças e onde até já ensinou algumas palavras de língua portuguesa e seguimos para Magdali, onde somos recebidos por alguns colegas do João para uma refeição típica. Na Praça da Independência, com um grupo internacional de amigos do João, vamos aproveitar a noite.

José Santos, 30 Anos, Informático, natural de Lisboa. É no escritório da Skype que nos encontramos com o nosso convidado, para percebermos o quão diferente é a cultura laboral neste país. Seguimos para o Museu ao ar Livre, onde podemos perceber como os estónios viviam, visitar habitações típicas e observar trajes tradicionais. Numa zona histórica da cidade, vamos jantar fora a um dos restaurantes favoritos do José e seguimos para uma zona de animação noturna para beber um copo num bar.

João André Espinho, 33 Anos, Conselheiro Aeronáutico, natural de Beja. É na Base Aérea das Forças de Defesa da Estónia que conhecemos o nosso convidado que, no meio do barulho dos motores, nos contra o que o fez chegar a este país. Na Cidade Velha, um ponto muito turístico, visitamos as antigas muralhas e passeamos na principal praça, onde se situam os Paços do Concelho e a farmácia mais antiga da Europa. Seguimos para o Mercado de Nomme, onde fazemos algumas compras. No bar mais antigo de Tallinn encontramos com alguns amigos do nosso convidado e despedimo-nos em passeio pelas ruas da cidade.

João Lopes Marques, 40 Anos, Escritor / Jornalista, natural de Lisboa. Vamos até ao bairro Kalamaja para conhecer o João e a sua família e damos um passeio por este bairro. Vamos com o João até à inauguração da renovada Torre Teletorn, a torre de televisão de Tallinn, que foi restaurada e abre misturando a arquitetura tipicamente soviética com a modernidade do interior. Vamos depois até a uma livraria, a favorita do nosso convidado, onde existem alguns livros dele à venda e encontramo-nos com o seu editor. Despedimo-nos do João na Praça da Independência, no local favorito do nosso convidado.

scroll to the top of the site