Portugueses Pelo Mundo – São Paulo, Brasil


Viajamos até São Paulo, uma das mais famosas cidades do Brasil. São Paulo é uma cidade onde se respira animação e cultura, onde a música sertaneja convive pacificamente com a música clássica tocada ao ar livre e onde o melhor sushi do mundo fora do Japão é tão apreciado como uma feijoada comida numa roda de samba. É uma cidade de contrastes, por vezes confusa e mal olhada, mas definitivamente amada por todos os que lá vivem, brasileiros ou não.

“Bem-vindos a São Paulo!”

Hugo Veiga, 31 anos, Criativo Publicitário, natural da Maia. É no ambiente descontraído da agência de publicidade em que o Hugo trabalha que ficamos a conhecê-lo. Esta é a única agência do Brasil que contrata regularmente portugueses e é o diretor que, com muito humor, nos explica porquê. Vamos conhecer o “Mercadão” e provar as melhores frutas, não sem antes assistir a uma dupla de música sertaneja que atua na rua. Vamos ao parque Ibiripuera, um local de convívio familiar, onde se pode fazer coisas tão diferentes como correr ou assistir a um concerto de música clássica. O dia acaba num jogo do Corinthians, onde a paixão pelo futebol está ao rubro.

Álvaro Brites, 36 anos, DJ e Produtor, natural de Aveiro. Conhecemos o Álvaro no topo do Edifício Itália, de onde se avista toda a cidade. Dali seguimos de carro e explica-nos algumas medidas curiosas usadas para controlar o problema do trânsito e ficamos a saber que o helicóptero é um meio de transporte bastante comum. O bairro onde o Álvaro vive é uma zona onde se pode encontrar as melhores lojas da cidade e depois de provar um “cocktail” nada como variar com um pastel de carne na feira Benedito Calixto. Despedimo-nos de Álvaro na Rua Augusta, no meio de bares e animação na rua.

Sophia Vilhena, 32 anos, Atriz, natural do Estoril. A Sophia apresenta-se a meio de um ensaio. A facilidade em absorver o sotaque paulista é um dos trunfos para o seu sucesso no meio artístico de S. Paulo, mas como em qualquer país, a irregularidade do trabalho como atriz faz com que trabalhe também numa clínica cirurgias plásticas. Na Vila Madalena, vamos a um “boteco” comer uma feijoada e participar numa roda de samba. A Sophia despede-se de nós no SESC Pompeia, onde assistimos a um espetáculo do inigualável Tom Zé.

Liliana Morais, 26 anos, Estudante de doutoramento, natural de Lisboa. O Bairro da Lapa é onde vive a Liliana, uma portuguesa apaixonada pelo Brasil e pela cultura nipónica. Na sua casa vamos conhecer um almoço típico de feijoada, acompanhada pela indispensável cachaça. Vamos conhecer a Casa da Lapa, um coletivo artístico, onde vemos algumas das exposições. No centro da cidade, conhecemos uma realidade menos turística mas com uma grande incidência em espaços culturais. É no Bairro da Liberdade, um dos estandartes da cultura japonesa em S. Paulo, que nos despedimos da Liliana, não sem antes conhecermos alguns dos seus locais favoritos.