Portugueses Pelo Mundo – Roma, Itália

Viajamos até Roma, uma cidade que conserva sua grandiosidade e reputação como um dos maiores centros culturais do mundo enquanto é simultaneamente uma metrópole cosmopolita, muito dependente do turismo. Apesar do trânsito e da confusão, Roma é célebre por seus excelentes restaurantes, praças, monumentos e inúmeras fontes iluminadas.
Roma é uma cidade onde a História espreita a cada esquina e em que cada ruela é um mundo a descobrir.

“Benvenuto a Roma!”

Carlota Proença, 46 anos, Arquiteta, natural de Lisboa. Conhecemos a Carlota no topo do edifício Vittorio Emanuelle, mal-amado pelos romanos que o apelidam de tudo e mais alguma coisa. Dali tem-se uma vista privilegiada sobre a cidade, que à semelhança de Lisboa, se divide em sete colinas. Seguimos para o Coliseu, um dos monumentos mais conhecidos no Mundo. Nos bosques no norte de Roma, conhecemos a casa da Carlota, um edifício recuperado por ela no meio do parque natural, e o seu marido italiano, cujo “hobbie” é recuperar barcos. Atravessando a cidade até à zona sul, visitamos um antigo matadouro, uma das estruturas que está a ser reabilitada, e em cujo projeto a Carlota está envolvida, e a universidade onde colabora como docente. Antes de nos despedimos da Carlota na fonte de Trevi, jantamos na casa da família do marido, num ambiente típico romano.

Hugo Dias, 35 anos, Diretor Artístico, natural de Almada. É no parque infantil junto a casa que o Hugo nos mostra a “sua” Roma. Na companhia da mulher e do filho, ficamos a conhecer o seu bairro que ainda respira uma atmosfera tradicional e onde todos se conhecem. Hugo contorna o “temido” trânsito romano andando de mota e já é um verdadeiro especialista nas regras informais da estrada. A Villa Borghese é um local ideal para um passeio em família e esta é famosa por estar no centro da cidade. Fazemos as despedidas de Hugo num café típico, ao som de música tradicional romana.

Elsa Lourenço, 32 anos, Produtora, natural de Lisboa. A Elsa apresenta-se na Piazza Navona, uma das mais importantes de Roma. Para além das fontes, os artistas de rua são um dos maiores atrativos turísticos deste local. No bairro onde mora, ficamos a conhecer o filho de Elsa e vamos com eles até uma aula de música para crianças. Já na companhia do marido, vamos até ao mercado de porta Portese, onde podemos encontrar as mais variadas e curiosas peças de artesanato e iguarias típicas. No fim da tarde tomamos um aperitivo no Campo de Fiori antes de nos despedirmos da Elsa.

Francisco Dias, 31 anos, Professor Universitário, natural de Lisboa. Numa praça do centro histórico, Francisco conduz uma aula sobre a presença portuguesa em Roma. Durante um passeio ficamos a perceber os contrastes de que Roma é feita, uma interessante mistura entre o clássico e o moderno. A presença portuguesa em Roma tem especial destaque na Via dei Portoghesi. E é ai, nas instalações de uma antiga hospedaria-hospital para peregrinos, que se fundou Instituto de Santo António dos Portugueses, para o qual Francisco trabalha. Nesta rua ficamos ainda a conhecer a galeria e a igreja. Antes de sairmos para a noite, ainda temos de tempo de conhecer a algumas das praças favoritas do Francisco.

scroll to the top of the site