Portugueses Pelo Mundo – Jerusalém, Israel

É provavelmente a cidade com maior significado religioso da terra. Cada uma das grandes religiões monoteístas têm um espaço sagrado em Jerusalém ou um local de peregrinação, é paradoxal que o significado etimológico da cidade é “Princesa da Paz” porque na sua história confrontos têm sido comuns.

Johnny Freire, 33 anos, Sacerdote Católico. Natural do Palhaça. Leva-nos a Monte das Oliveiras e nos apresenta a cidade. Vamos até à Universidade, onde Jesus foi flagelado, e do terraço mostra-nos a esplanada das mesquitas. Fazemos a Via Sacra, que passa pelo mercado árabe e acabamos a almoçar num restaurante típico. Finalmente no Muro das Lamentações conversa com ortodoxos, reza e dança.

Ana Cotrim, 34 anos, Consultora de IT. Natural do Lisboa. Vamos regatear uma saia no mercado árabe da cidade velha, passamos pela zona nova de Jerusalém e mostra-nos sua arquitetura.

Rute Lederer, 47 anos, Empresária. Natural do Cascais. Na praia do Herzlia leva-nos a uma casa construída na falésia, em casa da Rute, conhecemos a família. Leva-nos a um Kibbutz,vamos até ao Mar Morto onde fazemos o tratamento da lama.

Simão Draiblate, 67 anos, Músico. Natural do Lisboa. Apresentamos o famoso porto de Yaffo, onde introduz a história de Eça de Queiroz. Vamos ao Shuk Carmele explica-nos o que é comida Kosher, passa pela estação de comboio Hatchana, hoje em dia recuperada com cafés, lojas e museus.

Sara Mucznik, 27 anos, Gestora de Marketing. Natural do Lisboa. Encontramo-nos no Shuk Nachalat. Tomamos o pequeno-almoço típico israelita com uma amiga militar. Saímos na Rotchild . Passamos pelo bairro Neve Tzedek, o mais antigo de Tel Aviv, visitamos a casa de um fanático do tradicional jogo de raquetes.

scroll to the top of the site