Portugueses Pelo Mundo – Bogotá, Colômbia

Viajamos até Bogotá, capital da Colômbia. Uma cidade que existe muito além dos cabeçalhos dos jornais que a classificam como uma das mais perigosas do mundo. Uma metrópole com mais de 7 milhões de habitantes que parecem conviver num caos organizado, mergulhados na diversidade cultural, entre lojas de marca e tradicionais feiras e rodeados de incríveis planaltos verdes, onde vive, ainda hoje, um dos povos originais da América latina.

“Bienvenidos a Bogotá!”

Cristina Matias, 48 anos, Artista Plástica, natural do Porto. Do topo do Cerro de Monserrate, com Bogotá aos pés, Cristina apresenta-se e partilha impressões sobre a cidade. No bairro Lisboa, ficamos a conhecer a sua casa, chamada Casa Portuguesa, onde tem o seu “atelier” de pintura e ficamos a conhecer alguns dos seus alunos e o missionário José, com o qual vamos visitar a Ciudad Bolivar, uma das perigosas favelas da cidade e um dos centros de dia que tem ajudado à recuperação da mesma. O dia não acaba sem antes irmos a um clube de salsa, onde, após um “pezinho” de dança, a Cristina se despede de nós.

Rodrigo Carvalho, 32 anos, Diretor de Estratégia, natural de Lisboa. É em cima da sua mota, a caminho da zona mais moderna da cidade, que conhecemos o Rodrigo. Num café conhecemos a sua namorada e ficamos a saber como se faz a “água de panela”, uma bebida típica da Colômbia. A poucos minutos de Bogotá, em Guatavita, acompanhamos Rodrigo enquanto este dá asas ao seu espírito de aventura…literalmente! À noite, encontramos o Rodrigo na zona Rosa, uma animada área de bares e discotecas, onde vamos à festa de anos da namorada que decorre num espaço peculiar.

Sílvia Jardim, 35 anos, Produtora de Cinema, natural de Coimbra. Sílvia apresenta-se enquanto passeia nas movimentadas ruas da cidade, passando pelas inúmeras bancas de rua, que vendem tudo, desde esmeraldas a minutos de telemóvel. As ciclovias permitem resolver um pouco os graves problemas de trânsito da cidade, e é numa delas que nos dirigimos ao mercado das pulgas, onde conhecemos algumas das bancas favoritas da Sílvia. O dia termina em Usaquen, um antigo bairro colonial que se tornou numa zona “trendy” e onde Sílvia e o marido vão a uma antestreia de um filme de um realizador famoso na Colômbia.

Merceano Melo, 49 anos, Mestre Bibliotecário, natural de Viseu. Encontramos Merceano no jardim japonês da sua casa a podar um bonsai. Merceano vive em plena reserva florestal, numa localidade rural a mais de 3000 metros de altitude e toda a sua filosofia de vida reflete a paz do seu dia-a-dia. Ao caminhar por um antigo caminho muísca, conhecemos um verdadeiro casal deste povo que nos explica a tradição ancestral de mascar folhas de coca. Seguimos depois para o bairro da Candelaria, visitamos o museu do ouro e jantamos num restaurante típico onde provamos algumas das comidas mais tradicionais.

scroll to the top of the site